Uma boa notícia que pode ajudar todos que sonham em comprar uma moto. Os preços ainda são altos, mas qualquer descontinho é válido.O governo federal anunciou ontem, segunda-feira (30), a prorrogação por três meses da redução do IPI para veículos automotores, após avaliação de que a medida foi positiva para a atividade do setor.
Uma medida adicional do pacote anunciado nesta segunda é a eliminação da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) no preço das motocicletas — a alíquota era de 3%.
Essa medida também terá a contrapartida da manutenção dos empregos na Zona Franca de Manaus, que concentra a maior parte da produção de motocicletas no País.
A alíquota de PIS/Pasep incidente sobre motos será mantida em 0,65%, uma vez que esse recurso é destinado ao seguro-desemprego.
Após as reduções verificadas no primeiro mês do ano, a indústria brasileira de motocicletas apresentou leve crescimento na produção.
Segundo dados da Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - em fevereiro foram fabricadas 81.494 unidades, 9,6% a mais do que no mês anterior.
Apesar da diminuição de 4,6% sobre as vendas do mês de janeiro, que teve 21 dias úteis, em fevereiro foram vendidas 92.335 motocicletas, em 17 dias úteis.
Quando comparados números da média diária de vendas, o crescimento de fevereiro sobre o mês anterior foi de 18%.
Essa medida do governo ajudará a comprar uma moto? Como sempre, vocês respondem.
Fonte: Reuters e Abraciclo