Archive for julho, 2009

Metade das vítimas atendidas pelo HC são Motoqueiros

sexta-feira, julho 31st, 2009

Informamos aqui no blog que, em pouco tempo, o número de motoqueiros vítimas de acidentes de trânsito irá ser maior que o de pedestres. Pois bem, ontem (30/07) foi divulgada outra pesquisa preocupante.

O Hospital das Clínicas da USP (HC) revelou que metade das vítimas deacidente-moto3 acidentes de trânsito que chegam ao pronto-socorro da instituição são motoqueiros. Nos últimos três meses o hospital atendeu 300 vítimas de acidentes, das quais 148 dirigiam moto ou estavam na garupa no momento do acidente.

Projeções da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) mostram que 30% das mortes em acidentes de trânsito no Brasil envolvem condutores ou garupas de motos. Um número curioso:  81% das vítimas de acidentes de moto são homens e apenas 19% são mulheres.

Fonte: Folha de São Paulo

Governo legaliza a profissão de motoboy

quinta-feira, julho 30th, 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (29) projeto que regulamenta as profissões de motoboy e mototaxista no país.

A lei proporciona novos direitos (como maior acesso a financiamentos e poder aderir à previdência com maior facilidade) aos empregados desta profissão, mas traz junto alguns deveres que não podem ser esquecidos. (viste aqui para saber mais).mototaxista

As administrações locais deverão decidir se a atuação dos profissionais estará autorizada em cada localidade.

Os municípios e Estados que permitirem o trabalho dos motociclistas terão de seguir as normas da lei nacional e poderão regular outras questões -como quantos turnos eles estarão autorizados a trabalhar ou se haverá um limite de registros de motoqueiros na cidade.

Fonte: Folha de São Paulo

Ducati 848 Nicky Hayden Edition

quarta-feira, julho 29th, 2009

deucati

A marca italiana Ducati é sinônimo de velocidade e qualidade. Seu novo lançamento, a Ducati 848 Nicky Hayden Edition (que tem decoração especial com as cores da bandeira americana para agradar a consumidores dos EUA) não foge a esta escrita.

A série especial conta com apenas 100 unidades, que ainda tem na decoração o numeral 69, utilizado pelo piloto Nicky Hayden, que defende a marca italiana no mundial de motovelocidade.

O motor (batizado de Testastretta Evoluzione) possui dois cilindros em V, dispostos a 90 graus, com um grande “L e também incorpora o comando desmodrômico, com quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida, desenvolvendo 134 cv a 10.000 rpm e 9,8 kgfm a 8.250 rpm

A carenagem integral, de linhas lisas e fluidas, tem duplo farol estreito na dianteira, com tomadas de ar inferiores, e uma rabeta traseira que incorpora a dupla ponteira de escape.

Não poderia faltar no modelo o sistema Ducati Data Analyser (DDA), que grava as reações e dados de performance da moto, que podem ser descarregados no computador, por meio de gráficos e tabelas. E os avanços tecnológicos não param por ai, o painel digital, semelhante ao utilizado nos modelos de Moto GP, fornece todas as informações, inclusive tempos de volta com memória, temperatura do motor e etc.

A suspensão, Showa, é um “SHOWA” (desculpe o trocadilho)  parte. Ela é invertida, com tubos de 43 mm de diâmetro e 127 mm de curso. A suspensão traseira regulável é do tipo mono, também Showa, com 120 mm de curso, ancorada em balança monobraço.

Para sustentar e frear tanta potência, rodas em liga leve de 17 polegadas com freio dianteiro, duplo disco, de 320 mm de diâmetro.

A 849 Nicky Hayden Edition custa - nos EUA - US$ 14.495.

Fonte: IG

10ª edição do Moto Check Up

terça-feira, julho 28th, 2009

Ontem (27/07) foi o Dia do Motociclista e para comemorar a data, a Abraciclo iniciou a 10ª edição do MotoCheck-Up.

O evento tem o objetivo de orientar os condutores sobre melhoresmotochekup condições de segurança e educação no trânsito, oferecendo aos proprietários de moto que passarem no local, das 8h30 às 16h30, avaliação das condições mecânicas de 13 itens das suas motocicletas.

Se você está chateado que perdeu esta boquinha, não fique! O MotoCheck-Up continua hoje (28) e amanhã (29), no Bolsão do Estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera.

Nos dias de evento haverá ainda distribuição de brindes como: óleos lubrificantes para as motocicletas, capacetes, baús, entre outros.

Serviço:

Data: 27 a 29 de julho
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Bolsão do Estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera
Endereço: Rua Manoel da Nobrega s/nº

Fonte: Abraciclo

Mortes de motociclistas vão ultrapassar as de pedestres

segunda-feira, julho 27th, 2009

Um dado alarmante foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Em pesquisa realizada de 2001 a 2006, enquanto o número de mortes de pedestres se estabilizou em 10 mil vítimas por ano, o de motociclistas aumentou 131%, chegando a 7.162 ocorrências.

Mas não para por ai. Pesquisa de 2008 do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito revela que a diferença entre a mortalidade de pedestres e a de motociclistas nunca foi tão pequena –apenas 518 óbitos no ano.acidente-moto

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos quatro anos, a frota de motos na capital paulista cresceu 53,3%, e o número de óbitos de motociclistas, 38,5%.

Ou seja, se continuar neste ritmo, em 2009 os motoqueiros irão ultrapassar com facilidade e assumir o topo do ranking de vítimas de trânsito. Vamos nos cuidar melhor?

Fonte: Folha de São Paulo

Robô motoqueiro da Castrol

sexta-feira, julho 24th, 2009

robo castrol

Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. A Castrol desenvolveu o “Flossie”, um robô capaz de pilotar motos por longos períodos.

O intuito da empresa não é criar uma nova “raça” de motoboys ou pilotos de MotoGP, a máquina foi criada para testar o desempenho de seus óleos sintéticos em condições de uso extremo.

O robô é capaz de aguentar situações inimagináveis para seres humanos, como altas temperaturas e ruídos provocados pelos testes. Fora isso, o “Flossie” consegue perceber mudanças sutis no funcionamento da motocicleta, como alterações na embreagem e acelerador.

Mas quem sabe eles não serão o futuro? Espero que não, seria mais “gente” ocupar vagas preciosas de emprego no ramo do motofrete.

Fonte: Terra

Lançamento: Benelli TRE 1130K

quinta-feira, julho 23rd, 2009

benellitre1130k

A Benelli TRE 1130K coloca nas ruas tecnologias vistas antes somente nas pistas de corrida, são itens como: freios Brembo, garfo Marzocchi e amortecedor Extreme Tech.

A nova moto não foge das características que a marca italiana gosta de imprimir em seus modelos, um design ousado, com linhas arrojadas que chamam a atenção principalmente no chassi e na balança traseira, ambos construídos em aço de seção tubular.

Ficha Técnica: Benelli TRE 1130 K

Motor: Três cilindros em linha, 1.131 cm³, DOHC, quatro tempos,benellitre1130k2 refrigeração líquida.
Potência: 123 cv a 9.000 rpm.
Torque: 11,4 kgfm a 5.000 rpm.
Diâmetro e curso: 88 mm x 62 mm.
Taxa de compressão: 11,6:1.
Transmissão: Câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente.
Alimentação: Injeção eletrônica.
Quadro: Treliça em aço com sub-quadro em liga de alumínio.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico invertido (upside-down), com bengalas de 55 mm; traseira por balança em treliça monoamortecida com regulagem de retorno e pré-carga da mola.
Freios: Dianteiro com disco duplo flutuante de 320 mm e pinças de quatro pistões; traseiro com disco simples de 240 mm com pinça de dois pistões.
Pneus e rodas: Dunlop Sportmax 120/70-ZR17 (dianteira) e Dunlop Sportmax 180/55-ZR17 (traseira).
Dimensões: 2.183 mm (comprimento), 850 mm (largura), 1.320 mm (altura), 840 mm (altura do assento) e 1.515 mm (entre-eixo).
Peso: 215 kg.
Tanque: 22 litros.
Preço: R$ 57.900 via Grupo Izzo.

Fonte: UOL/Infomoto

Detran-Rj promove leilão de motos seminovas

quarta-feira, julho 22nd, 2009

21-07-leimotos

O Detran do Rio de Janeiro promove nesta quarta (22/07) um super leilão com motos seminovas. Ao todo serão leiloadas 500 motos (a maioria fabricada entre 2005 e 2008), todas em bom estado de conservação.

As motos são produtos de apreensão da instituição que não foram reclamadas em um prazo de 90 dias.

Ao arrematar um veículo no leilão, o novo proprietário não herda as dívidas referentes ao proprietário anterior. Se o valor do arremate for suficiente para pagar o IPVA, as multas, o serviço de reboque e as diárias do depósito, o saldo restante será entregue ao antigo proprietário.

Mas se, ao contrário, o valor do arremate não cobrir todas as despesas, o antigo dono terá o nome incluído na dívida ativa do estado.

No site do Detran é possível consultar uma relação detalhada dos veículos que irão a leilão. O leilão acontecerá a partir das 10h na Rodovia Washington Luiz, 13.105, em Duque de Caxias

Fonte: Detran-RJ

Blogagem Coletiva: Doe Sangue

terça-feira, julho 21st, 2009

cartazcasal

Uma pessoa consegue ficar em média 3 dias sem água, 2 meses sem comida e até alguns minutos sem oxigênio. Mas, sem sangue ninguém sobrevive.

Todos temos em média 5,5 litros de sangue no corpo, e estamos sempre produzindo mais e mais sangue. Em geral cada um de nós pode perder até uns 400 ml de sangue sem problema algum e é justamente esta a quantidade que tiram em cada doação.

Algo como 7% do que você tem no corpo e em poucas horas é reposto sem você sentir nada. Basta um pouco de repouso, um lanche rápido, algum líquido e pronto.

E com uma atitude simples como essa você ajudará a salvar uma vida. Para ser um doador de sangue,  é preciso atender a alguns requisitos básicos:
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
- Febre, gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Ajude a salvar vidas, doe sangue!

Novo scooter da Honda

terça-feira, julho 21st, 2009

honda_faze

Seguindo o conceito V4, a Honda apresentou no Salão de Colônia (Alemanha) sua nova máquina, o Faze 250.

O scooter da marca nipônica consegue alcançar 23 cv de potência a 7 500 rpm graças ao seu motor monocilíndrico de 250 cm³.

Outro destaque é o sistema de freios combinado da Honda (CBS) - com o ABS de opcional - capaz de frear as rodas de 14″, na frente e 13″, na traseira.

A scooter é econômica no preço e na hora de abastecer. Segundpaienlfazeo a Honda, o Faze pode fazer cerca de 40 km/l de gasolina a uma velocidade constante de 60 km. A máquina é comercializada apenas no Japão - por enquanto - pela bagatela de 4 mil euros, que fica mais ou menos 11 mil reais no Brasil.

Fonte: Infomoto.