Archive for março, 2010

Moto de Ouro 2010 já tem seus finalistas

quarta-feira, março 31st, 2010

Na noite de hoje (31/03) serão conhecidos os grandes vencedores do prêmio Moto de Ouro 2010. O evento, promovido pelas revistas MOTOCICLISMO e MOTO VERDE, divulgará quais são as motos preferidas dos brasileiros e os melhores pilotos de motocicletas do país.

motoouroA escolha das motocicletas foi feita por um júri popular, composto por leitores da revista, enquanto que os esportistas passaram por um júri especializado.

O prêmio Moto de Ouro faz parte do MOTORCYCLE OF THE YEAR, o maior prêmio de motocicletas do mundo, realizado pelas revistas do Grupo Motorpress em 13 países.
Confira abaixo os finalistas e suas respectivas categorias:

City
Honda CB 300R
Yamaha YBR 125 Factor
Kawasaki Ninja 250R

Trail
Sundown STX 125 Motard
Honda XRE 300 C-ABS
Yamaha XTZ 250X

Custom
Yamaha Midnight Star
Suzuki Boulevard 800
Harley-Davidson Night Rod Special

Touring
Harley-Davidson Ultra Electra Glide
BMW K 1300 GT
Honda GL 1800 Gold Wing

Esportiva
Suzuki 1300 Hayabusa
Honda CBR 1000RR C-ABS
Yamaha YZF-R1

Naked
BMW K 1300R
Honda Hornet C-ABS
Kawasaki Z750

Scooter/Cub
Suzuki Burgman 650
Honda Lead 110
Yamaha Neo 115

Maxitrail
BMW R 1200 GS Adventure
Honda Varadero 1000
Yamaha XT 660R

Moto Verde
Honda CRF 450R
Kawasaki KX 450F
Yamaha YZ 250F

Fonte: Terra

Garupa: Só depois dos 7 anos

segunda-feira, março 29th, 2010

garupaLevar o filho (sobrinho, primo, cunhado etc) para a escola, para aproveitar um sábado de sol ou então curtir um simples passeio pelas ruas da cidade em cima de uma motocicleta somente deve ser feito se o passageiro for maior de 7 anos.

É isto o que diz a lei, que considera o descumprimento desta norma uma infração gravíssima, e que pode custar R$ 191,54 no bolso do motociclista e a suspensão do direito de pilotar.

Mas, mesmo que a criança já tenha mais de sete anos, é importante ficar atento se ela terá condições de ocupar a garupa com segurança. Ensine ela a se segurar com as mãos e com a força das pernas e cuidado para evitar o máximo possível os solavancos.

Fonte: Revista Mundo da Moto

Kasinski Mirage 150

sexta-feira, março 26th, 2010

kasa

De preço competitivo e bom nível de acabamento a Kasinski Mirage 150 chega para bater de frente com suas concorrentes. A custom de baixa cilindrada - e de tecnologia chinesa - se destaca por ser uma moto urbana, mas sem vocação para ser uma máquina utilitária.

Segundo a Infomoto, que testou a máquina, ela não é uma moto aconselhada para dias chuvosos. Além do mostrador de combustível, que foi infiltrado durante o teste na chuva e acabou embaçado, foi informado que em pista molhada atenção deve ser redobrada graças aos pneus chineses que comprometem a dirigibilidade.

Ficha Técnica: Kasinski Mirage 150

Motor: Monocilíndrico, 149,4 cm³, OHC, quatro tempos, refrigerado a ar.
Potência: 13,4 cv a 8.000 rpm.
Torque: 1,38 kgfm a 6.000 rpm.
Alimentação: Carburador PZ 27; partida elétrica e a pedal.
Câmbio: Cinco marchas; embreagem com multidiscos banhados em óleo.
Quadro: Tubular em aço.
Suspensão: Dianteira telescópica, com 135 mm de curso; traseira bichoque ajustável, com 55 mm de curso.
Freios: Dianteiro a disco simples de 240 mm de diâmetro; traseiro a tambor, com 135 mm de diâmetro.
Pneus e rodas: Dianteiro 2.75/18, com roda de liga leve; traseiro 3.50/16, com roda de liga leve
Dimensões: 2.160 mm x 1.100 mm x 80 mm (CxAxL); 1.400 mm (entre-eixos); 140 mm (altura mínima do solo).
Tanque: 13 litros.
Preço: R$ 5.390

Fonte: Infomoto

Moto Festival 2010

quarta-feira, março 24th, 2010

Negócios, educação, cultura, entretenimento serão as marcas da edição 2010 do Moto Festival, evento direcionado ao profissional motociclista. E o melhor de tudo isto é que é de graça! Pede-se, no entanto, que os visitantes doem 1 kg de arroz ou feijão para entrar no evento e ajudar o Centro de Defesa das Vítimas de Trânsito.motofestival

Atrações não faltarão. Além da tradicional Gincana Melhor Entrega operada pelo CET - Companhia de Engenharia de Tráfego -, o evento contará com expositores da indústria motociclista, de acessórios, motopeças, vestuário, segurança, telefonia, entre outros.

E ainda estão programadas várias atrações e promoções especiais, algumas já tradicionais como: Concursos da Musa Motoboy e Motoboy Top Model e a Praça das Artes, espaço onde os motociclistas poderão divulgar trabalhos artísticos, como pintura, grafia e escultura, gratuitamente.

Outra atração muito procurada é a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Wheeling 2010 e o Leilão de Motos, realizado pelo Fabio Zukerman com 500 motos.

Também fazem parte da programação, Gincana CET com premiações, shows acrobáticos, customização e ações Mobil Super Moto.

Serviço:

Quando e horário: Dias 25 e 26 - das 13h às 20h e Dias 27 e 28 - das 10h às 20h
Onde: Centro de Exposições Imigrantes - Rua Miguel Stéfano - altura do nº 3000
Vila Cursino - São Paulo - SP

Adiada a proibição na 23 de Maio

segunda-feira, março 22nd, 2010

Conforme já demos aqui no blog, os motoqueiros estarão proibidos de trafegar na 23 de Maio e Marginal Tietê.corredor41

A novidade é que, para que os motociclistas se adaptem a esta nova situação, a Prefeitura de São Paulo decidiu estender -de 45 para 90 dias- o prazo para começar a valer a proibição.

A decisão foi anunciada pelo secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, em reunião com representantes da categoria. Ainda pensando em agir em conjunto com o setor, o governo pretende se reunir com motociclistas e empresários da área para que todos possam acompanhar o andamento da adaptação.

Fonte: Agora

Proibição na 23 de maio e Marginal Tietê

sexta-feira, março 19th, 2010

Uma péssima notícia chegou aos ouvidos dos motoqueiros nesta semana. Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes de São Paulo, informou que as motos serão proibidas de circular pela pista expressa da marginal MOTOTietê.

E não para por ai, Alexandre também informou que em breve as motocicletas também estarão proibidas de trafegar na 23 de Maio, entre o Detran e o Vale do Anhangabaú.

A medida visa diminuir o número de vítimas no trânsito. Segundo dados da secretaria, as motos representam 70% dos acidentes que ocorrem na via. A intenção é que as motos utilizem as motofaixas como alternativa.

A proibição não se estenderá para as pistas local e central da marginal.

Fonte: Folha de São Paulo

O que fazer na hora de lubrificar a corrente?

quarta-feira, março 17th, 2010

correnteQual a maneira correta de lubrificar a corrente da moto, utilizar um óleo lubrificante ou graxa?

Começamos pelo o que não deve ser feito: usar graxa. A utilização deste material irá funcionar como uma cola, fazendo com que a corrente assimile todo tipo de detrito que estiver nas ruas, danificando-a.

Outro ponto negativo da graxa é que ela é muito “grossa” e não consegue chegar a fundo em alguns elos da corrente, não lubrificando da forma correta.

Mas se resolver utilizar a graxa, faça ao menos da maneira mais correta, lavando a corrente para que toda a lubrificação antiga e suja desprenda. Vale lembrar que a lavagem deve obedecer a uma certa periodicidade.

Na lavagem, não deve-se utilizar desengraxantes pesados, pois eles prejudicam o metal da corrente. Gasolina, óleo diesel ou querosene puros também não são indicados porque podem ocasionar o ressecamento dos anéis de borracha das correntes mais modernas.

Fonte: MotoVrum

Recall da Suzuki Burgman 125

segunda-feira, março 15th, 2010

burgrecall

Os proprietários do scooter Burgman Automatic 125, anos 2008 e 2009, devem comparecer a uma concessionária para realizar a manutenção de um problema na tampa do tanque de combustível.

Segundo a Suzuki, fabricante do modelo, este problema poderá provocar vazamento de gasolina.

Confira os chassis envolvidos:

9CDCF47AJ8M036199 a 9CDCF47AJ9M079398.

Fonte: UOL

TVS Apache RTR 150

sexta-feira, março 12th, 2010

apache

Neste mês chega ao Brasil a Apache RTR 150, moto de fabricação indiana e que será comercializada no país pela Dafra. Diferente dos modelos comercializados na India, a moto chega a terras brasileiras com cerca de 80 modificações a um preço de R$ 6.290 reais.O bom preço é graças a montagem da moto ser feira em Manaus com peças produzidas na India. O modelo, que lembra mais uma 250 do que uma 150, vem equipada com banco em dois níveis, painel digital completo, bocal do tanque de combustível tipo aeronáutico, semi-guidões e as pedaleiras ajustáveis e lanterna traseira em LEDs.

O motor tem 147,5 cm³ e é monocilíndrico, quatro tempos, duas válvulas, com comando simples no cabeçote (OHC), o propulsor da Apache 150 gera 14 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,27 kgfm a 6.000 rpm de torque máximo. Vale ressaltar que ele já está adaptado às normas de emissão de poluentes do Promot 3.

Segundo a Dafra, outra característica que o difere o motor da Apache da concorrência é o sistema de ignição IDI (Inductive Digital Ignition), que oferece uma duração de faísca seis vezes superior ao sistema CDI (Capacitive Discharge Ignition) e também facilita a partida a frio.

O sistema de freios, apesar da simplicidade, se mostrou eficiente. Na dianteira, a Apache conta com disco simples de 270 mm de diâmetro e pinça de dois pistões. Na traseira, tambor com 130 mm de diâmetro.

A moto tem um visual agradável e parece ser bem confiável e com um preço competitivo, será que cairá no gosto dos brasileiros?

Fonte: Infomoto

Atenção para não perder a Inspeção Veicular

quarta-feira, março 10th, 2010

Motoqueiros fiquem atentos a Inspeção Veicular de 2010 que vem cheia de novidades. No ano passado ainspemotopenas caminhões e veículos fabricados à partir de 2003 eram obrigados a passar pela vistoria, neste ano as coisas são diferentes, TODOS terão que realizar a inspeção, inclusive as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos.

Caso o proprietário não faça a inspeção ficará impedido de fazer o licenciamento do veículo e até mesmo transferência de propriedade.

Os proprietários terão até 90 dias antes da data limite do licenciamento para realizar o procedimento.

Os proprietários que optarem pelo licenciamento antecipado recebem o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, referente ao exercício vigente mesmo sem ter realizado a inspeção.

Mesmo assim ela deve ser feita seguindo o calendário, sob pena de ficarem impedidos de licenciar seus veículos em seu próximo exercício.

Os itens que serão avaliados são:

- Funcionamento irregular do motor;
- Vazamentos aparentes;
- Alterações no sistema de escapamento;
- Alterações nos itens de controle de emissões;
- Emissão de fumaça visível em motores de quatro tempos;
- Emissão de fumaça visível em motores de dois tempos
em veículos produzidos a partir de 2003;
- Insuficiência de combustível para a realização da medição de emissão.

Fonte: Controlar