Archive for abril, 2010

A hora de trocar os pneus

sexta-feira, abril 30th, 2010

Trocar os pneus é aparentemente uma tarefa fácil mas é necessário ficar atento a alguns cuidados básicos para aumentar a durabilidade e manter seu pneu em ordem para não correr risco de acidentes.

pneumotoPrimeiro é importante ficar atento as especificações da fabricante para trocar os pneus, mas normalmente eles seguem a seguinte orientação - desde que sejam originais de fábrica:

1-) Motos esportivas: 10.000 km
2-) Motos Custons: 12.000 km

Vale lembrar que isto é uma orientação, se os pneus já estiverem praticamente sem frisos na faixa central ou que a moto está instável (mesmo estando calibrado) significa que é hora de trocar

Chegado o momento da troca, de preferência a fazê-lo em uma máquina de montagem, esta regra acentua-se ainda mais se as rodas forem raiadas. De preferência utilize o mesmo modelo de pneu que veio da fábrica.

E atenção, se o pneu for novo é sempre importante dar uma “lixada” nele antes de utilizar para retirar a camada de cera. Para fazer isto é simples:

1-) Dianteiro: Use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem
2-) Traseiro: Em uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu.

Fonte: G1

Capacete com revestimento que imita carne humana

quarta-feira, abril 28th, 2010

skin

O título parece estranho, mas é real. Visando diminuir o índice de mortes de motociclistas no trânsito o inglês Ken Phillips criou um revestimento que imita carne humana e - graças a isto - é capaz de aumentar a proteção dos motoqueiros em até 67.5%.

Quando o motoqueiro sofre um acidente e tem a cabeça impactada com o asfalto ou outra superfície dura, quando sua cabeça gira ao redor do pescoço, e a massa cinzenta vai batendo contra a parede do crânio por consequência do movimento.

O capacete com este revestimento especial impede que estes “solavancos” no cérebro aconteçam pois, com o impacto, o revestimento cede ao choque e gira ao redor do capacete no lugar da cabeça.

O material que cobre este capacete também se retrai até oito vezes, diminuindo o impacto. Fabricado pela Lazer Helmet, o SuperSkin Solano ainda não tem previsão de comercialização aqui no Brasil.

Fonte: Globo

Truque para escapar do radar está com os dias contados

segunda-feira, abril 26th, 2010

Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas quatro em cada dez motoqueiros de São Paulo foram multados em 2009. Mas infelizmente o número de multas não reflete uma conscientização dos multamotociclistas em relação às normas de trânsito e isto é facilmente comprovado com outro número, o de mortalidade: na capital paulista mais de um motoqueiro morre por dia vítima de acidente.

Mesmo assim, em 2009, com a contratação de agentes da CET e a instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica o número de multas para motos praticamente dobrou, atingindo a marca de 343 mil autuações.

Mas como explicar este “baixo” índice de multa? Segundo a própria CET, isto se deve a dificuldades e falhas na fiscalização.

Mas as coisas podem mudar, o Denatran detectou que muitos motoqueiros escapam da multa transitando entre as faixas, no corredor, “driblando” os radares de velocidade que só conseguem captar o lado de onde está posicionado. Com este dado em mãos, o Denatran enviou para o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) propostas para tentar corrigir estas falhas.

Então, motoqueiros, atenção! Sigam sempre as normas de trânsito, fazer isto é melhor para sua vida e para seu bolso!

Fonte: O Estado de S. Paulo.

BMW convoca recall de motos modelo K 1300

sexta-feira, abril 23rd, 2010

bmwk1300

Recall de moto são raridades, mas também acontecem como conferimos esta semana com o chamado da BMW do Brasil para os modelos K 1300 R, K 1300 S, K 1300 GT e F 800 R.

Segundo a empresa, os proprietários com motos destes modelos, fabricadas entre 2008 e junho de 2009, para verificar um problema no interruptor de emergência. A BMW informa que há possibilidade de ativação involuntária do dispositivo, o que causar o desligamento do motor, provocando acidentes.

Confira os Chassis envolvidos:

ZS42694 a ZS42696 / ZV65265 a ZV68555 / ZV77278 a ZV79691 e ZW00176 a ZW02875.

Mais informações pelo tel. (0800) 707-3578 e pelo site www.bmw-motorrad.com.br.

Fonte: Interpress Motor

Preços de Abril das motos Suzuki

quarta-feira, abril 21st, 2010

Quarta feira de feriado, que tal aproveitar o tempo livre para procurar opções e pensar em comprar uma moto nova? Para ajudar, segue a lista de preços sugeridos pela Suzuki Motos do Brasil para suas motos nacionais no mês de Abril.

Lista com os modelos e respectivos preços:

GSX1300 B-KINGsuzuki-logo
R$ 52.900,00

GSX1300R
R$ 61.200,00

GSX-R1000
R$ 61.200,00

GSX-R750
R$ 54.672,00

GSX650F
R$ 31.900,00

BANDIT 1250S
R$ 32.900,00

BANDIT 1250
R$ 31.900,00

BANDIT 650S
R$ 30.500,00

BANDIT 650
R$ 28.900,00

BOULEVARD C1500
R$ 35.900,00

BOULEVARD M800
R$ 32.900,00

BOULEVARD M800Z
R$ 33.900,00

DL650 V-STROM
R$ 34.594,00

GS500E
R$ 19.950,00

BURGMAN 650 EXECUTIVE
R$ 39.900,00

BURGMAN 400
R$ 26.900,00

DR-Z400E
R$ 19.900,00

YES125ED
R$ 5.758,00

AN125 BURGMAN
R$ 5.990,00

INTRUDER 125ED
R$ 5.375,00

Obs: Os preços são sugeridos e não incluem frete.

Fonte: Suzuki Motos

Aumenta o número de mulheres motociclistas

segunda-feira, abril 19th, 2010

As mulheres vêm ganhando espaço no mundo das duas rodas e deixando para traz o machista ditado que “lugar de mulher é na garupa”.

Segundo dados divulgados por nove Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) o sexo feminino no comando de motocicletas cresce ano após ano, chegando a uma variação de 20% a 35,7% o número de habilitações concedidas às mulheres.

Segundo estudos, este aumento beneficiará o trânsito nestes Estados em virtude do comportamento mais defensivomulhermoto que as mulheres têm tanto ao volante como no comando dos guidões.

Acompanhe como foi a evolução em alguns Estados:

Rio de Janeiro

15.533 mulheres receberam Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) para dirigir motocicletas em todas as categorias, de um total de 191.756 documentos emitidos em 2009. O ano anterior já havia apresentado um crescimento de 33,1%. No número de mulheres habilitadas.

São Paulo

43.852 mulheres receberam habilitação categorias A e AB, que permitem a condução de motocicletas e carros de passeio em 2009. No ano, foram cadastradas 5,5 milhões de CNHs de todas as categorias.

Paraná

289.599 mulheres foram habilitadas para dirigir motocicletas em todas as categorias em 2009, de um total de 4,1 milhões de CNHs emitidas.

Mato Grosso do Sul

Foram emitidas 110 mil habilitações para motociclistas femininas em todas as categorias em 2009, contra 90,7 mil registros em 2008.

Bahia

Foram emitidas 18.128 CNHs para motociclistas mulheres apenas na categoria A.

Rio Grande do Sul

182.421 mulheres receberam habilitação para dirigir motocicletas em 2009, em todas as categorias. No ano anterior, apenas 155.607 foram aprovadas. O crescimento foi de 17,2% com relação ao ano anterior.

Fonte: G1

Bimota DB7

sexta-feira, abril 16th, 2010

bimota

Posição de pilotagem esportiva, design italiano, carenagem em fibra de carbono e muita potência são as marcas desta máquina italiana fabricada na cidade de Rimini, na Itália.

Importada e distribuída pela Perfect Motors, que tem um técnico treinado na fábrica para oferecer assistência técnica ao modelo, a Bimota DB7 é praticamente uma moto de pista que pode rodar nas ruas.

Para se ter uma ideia da exclusividade da moto - que custa R$ 99.000 - uma curiosidade: existem apenas cinco exemplares da Bimota DB7 no Brasil.

Ficha Técnica: Bimota DB7

Motor: Quatro tempos, 1.099 cm³, dois cilindros em “L” a 90°, 4quatroválvulas, comando desmodrômico, refrigeração líquida.
Potência: 162 cv a 9.750 rpm.
Torque: 12,5 kgfm a 8.000 rpm.
Diâmetro e curso: 104 mm x 64,7 mm;
Taxa de compressão: 12,5:1.
Alimentação: Injeção eletrônica; partida elétrica.
Câmbio: Seis marchas com embreagem a seco e transmissão final por corrente.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico invertido Marzocchi com 43 mm de diâmetro totalmente ajustável; traseira com balança e monoamortecedor Extreme Tech 2v4 totalmente ajustável.
Freios: Conjuntos Brembo: disco duplo flutuante de 320 mm de diâmetro e pinças radiais monobloco com quatro pistões à frente; traseiro a disco simples de 220 mm de diâmetro e pinça de dois pistões.
Pneus e rodas: Dianteiro 120/70-ZR17; traseiro 190/55-ZR17.
Quadro: Treliça composta com tubos ovais e placa de alumínio.
Dimensões: 2.100 mm x 700 mm x 1.115 mm (C x L x A); 800 mm (altura do assento), 1.435 mm (entre-eixos).
Tanque: 16 litros (quatro litros de reserva).

Fonte: UOL

Motofair 2010

quarta-feira, abril 14th, 2010

motofair_logo

Segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Similares), houve um aumento de 307% na produção de motos no país nos últimos dez anos.

Em 2008 foram vendidas no Brasil 1.930.000 motos, excluindo-se as exportações. De olho neste mercado em expansão surgiu a ideia da Motofair - Feira de Motos, Bikes, Peças e Acessórios.

O evento ocupará 9.000 m² do Expominas, com montagem de estandes, além de áreas destinadas à apresentações acrobáticas e shows musicais.

Com a presença de grandes marcas da indústria de motocicletas, bicicletas, moto peças e concessionárias do país, será uma festa para os amantes das duas rodas, mas também um espaço para muito conteúdo.

Durante os quatro dias de evento serão abordados diversos aspectos do setor, como comercialização, uso consciente, segurança, legislação, inovações, meio ambiente, transporte, lazer, esporte, aventura, moda e cultura.

Se você estiver em Minas Gerais, não perca!!

Serviço:

Quando: 22 a 25 de abril de 2010
Onde: ExpoMinas (Belo Horizonte)
Horário: 22 e 23 de abril das 14 às 22 horas e 24 e 25 de abril das 10 às 22 horas
Entrada: Dias 22 e 23/04/2010 - R$ 10,00
Dias 24 e 25/04/2010 - R$ 20,00

Fonte: Motofair

Yamaha Factor “Timão”

segunda-feira, abril 12th, 2010

yamaha-factortimao

Se o Corinthians não ganhar nenhum título neste ano em que comemora 100 anos de existência, pelo menos o torcedor terá um lindo “troféu” para levar para casa. Trata-se da Factor YBR 125 comemorativa ao centenário do Corinthians.

O modelo tem as características e desempenho praticamente iguais ao modelo “não comemorativo”, ocorrendo apenas uma mudança. yamahatimaotanque

Para tornar o preço mais acessível, a moto do coringão perdeu a injeção de combustível, ganhando no lugar um carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo e válvula solenóide de “cut-off”.

Se no desempenho ela não apresenta grandes diferenças, no design ela demonstra ser especial.

A série limitada em 1.000 unidades tem em sua “roupagem” o escudo atual do time no tanque de combustível e o primeiro distintivo da equipe (Corinthians Paulista) na tampa lateral. Há ainda a inscrição Sport Club Corinthians Paulista / 100 anos na base do assento.

A máquina já está a venda e tem preço sugerido de R$ 6.988.

Fonte: Infomoto

Resultado final do prêmio Moto de Ouro

sexta-feira, abril 9th, 2010

Conforme prometido, divulgamos aqui os vencedores do prêmio Moto de Ouro, que faz parte do Motorcycle of the Year - maior premiação do mundo das duas rodas no mundo todo.

A grande vencedora da festa foi a Honda, conquistando a vitória em cinco categorias.

Confira os vencedores do Moto e Ouro 2010 e suas respectivas categorias: motodeouro_ouro

City
1º Honda CB 300R
2º Kawasaki Ninja 250R
3º Yamaha YBR 125 Factor

Maxitrail
1º Yamaha XT 660R
2º BMW R 1200 GS Adventure
3º Honda Varadero 1000

Scooter/Cub
1º Suzuki Burgman 650
2º Honda Lead 110
3º Yamaha Neo 115

Naked
1º Honda Hornet C-ABS
2º BMW K 1300R
3º Kawasaki Z750

Trail
1º Honda XRE 300 C-ABS
2º Yamaha XTZ 250X
3º Sundown STX 125 Motard

Custom
1º Yamaha Midnight Star
2º Harley-Davidson Night Rod Special
3º Suzuki Boulevard 800

Esportiva
1º Yamaha YZF-R1
2º Suzuki 1300 Hayabusa
3º Honda CBR 1000RR C-ABS

Touring
1º Honda GL 1800 Gold Wing
2º BMW K 1300 GT
3º Harley-Davidson Ultra Electra Glide

Moto Verde
1º Honda CRF 450R
2º Yamaha YZ 250F
3º Kawasaki KX 450F

E ai, você concorda? Qual moto faltou na sua opinião, ou qual merecia (ou não) o prêmio?!

Fonte: Terra