Archive for novembro, 2012

Protótipo de scooter elétrica da Smart será comercializado em 2014

sexta-feira, novembro 30th, 2012

mot1

A Smart já havia mostrado um protótipo de scooter em 2010, mas não passava de ideias e conceitos. Entretanto a empresa anunciou que o tal projeto vai virar uma motocicleta elétrica para 2014.

Referência em mobilidade urbana com seu Smart Fortwo, a montadora entrará de vez na onda das scooters. Em parceria com a Vectrix, que já comercializou um mini scooter elétrico em 2009, a motinha virá ao público.

A smart ainda garante que o belo design de seu scooter protótipo apresentado em Paris em 2010 será ainda aprimorado e que a moto terá características únicas na categoria. Esperamos vê-la por aqui, mas o preço dos smarts no Brasil não é nada convidativo…

Fique de olho para mais novidades. Até a próxima.

Empresa russa lança moto com um curioso item de série

quinta-feira, novembro 29th, 2012

29-11-2012-1

A fabricante Ural é conhecida por suas motos de estilo clássico e retrô. O seu último lançamento, nos EUA, é o modelo Yamal. Com inspirações inusitadas, eles foram além dessa vez: a motocicleta traz como item de fábrica um REMO. Leia de novo.

É isso mesmo. Apenas 50 unidades foram fabricadas, e todas elas têm um sidecar inspirado num antigo navio russo que trafegava pelo gelo. O navio Yamal (de quem a moto também herdou o nome) ficou famoso por ser extremamente resistente e robusto. Há um caso de que o navio chegou a colidir em um petroleiro no Golfo de Yanisei que resultou em um buraco de 30 metros no petroleiro e nenhum dano ao Yamal.

Voltado à motocicleta. Segundo o fabricante, o remo pode ser usado “como ferramenta defesa ou como última esperança”. Brincadeiras a parte, o sidecar pode mesmo virar um bote. A moto possui um motor boxer (cilindros de lado) de 750 cilindradas que gera 40 cv de potência e vem equipada com freios dianteiros ABS da renomada marca Brembo e suspensões Sachs.

Muita gente que mora em São Paulo já se interessou. Já sabe, começou a chover em dias de chuva e você está de moto, então reme!

Até a próxima.

29-11-2012-2

Navio Yamal, que serviu de inspiração para a moto

29-11-2012-3

O remo!

2012 não acabou: MV Agusta confirma moto no Brasil

terça-feira, novembro 27th, 2012

27-11-2012-1

A MV Agusta coleciona fãs ao redor do mundo graças a suas potentes motos de rua, com visual futurista e tecnologia de ponta. Agora, os fãs brasileiros poderão sorrir também. A marca já garantiu sua Brutale 675 para o mercado brasileiro em 2013.

Não só isso: a moto será montada por aqui na fábrica da Dafra, em Manaus (que também é responsável pela chegada da Ducati no Brasil). A Dafra também será responsável pela distribuição da MV Agusta pelo país. Atualmente, a empresa nacional já comercializa a Brutale 1090 R (R$ 52.000) e Brutale 1090 RR (R$ 60.000), mas ambas são importadas.

A irmã menor da família custa cerca de R$ 25.000 na Europa e possui motor de três cilindros com 675 cm³ (daí seu nome) e é capaz de alcançar potência máxima de 110 cv e 6,63 mkgf. Mas, como uma boa MV Agusta, a tecnologia joga a seu favor: a “brutalina” possui controle de tração em assustadores oito níveis e quatro opções de potência do motor, sendo possível selecioná-los apenas com toques em botões.

Como toda naked europeia que se preze, ela vem equipada com freios ABS no estilo “Racing”, ou seja, duplo disco na dianteira e disco simples na traseira para parar os 225 km/h (segundo o fabricante). A moto ainda é bem leve para sua categoria, apenas 167 kg, pois conta com chassi de alumínio.

Segundo a Dafra, a Brutale 675 deve ser vendida no segundo semestre de 2013. Uma verdadeira festa italiana no Brasil. Mas ainda queremos a Moto Guzzi!

Notas:

- Divulgado o preço da Kawasaki Ninja 300, sucessora da “Ninjinh” 250R que virou febre no Brasil: R$17.990,00.

- Ainda na onda das esportivas de pequeno porte, a indiana Hero em parceria com a americana EBR (marca originada da antiga Buell) estão desenvolvendo uma bela 250 esportiva. A Hero é antiga parceira da Honda e uma das líderes em quantidade de motos produzidas por ano.

- Já que falamos da Honda, a CRF 250R utilizada por Daniel Craig no último James Bond (007 – Operação Skyfall) foi leiloada pela bagatela de R$ 330 mil. Todo dinheiro foi revertido a uma campanha inglesa chamada “Children in Need” que batalha pela segurança e desenvolvimento de crianças no Reino Unido.

Fique sempre ligado aqui para dicas e novidades. Até a próxima.

O natal está chegando: muita calma nessa hora

segunda-feira, novembro 26th, 2012

26-11-2012-1

Não, você não clicou no blog errado. Não vou falar de preços, ofertas e promoções. Nem receitas ou festas. O assunto ainda é motocicleta e trânsito. Todo ano, o natal gera pelo menos duas coisas: uma enxurrada de promoções e um trânsito ainda mais caótico.

Para o motoqueiro, a coisa está mais perigosa nessa época do ano. Independentemente da selvageria e falta de respeito nas ruas, nessa época do ano existem mais carros circulando pela cidade que o normal. Movidos pela necessidade de comprar presentes, a tal “hora do rush” estende-se para praticamente o dia todo.

As CETs já anunciaram que fariam a “Operação Natal” por conta da grande quantidade de veículos nas ruas. A BH-Trans, por exemplo, divulgou que espera um aumento de 15% no fluxo de veículos nos centros comerciais e vias de acesso. Então, amigo motociclista, esteja preparado.

Se fosse só um trânsito maior, nada de especial. Acontece que as pessoas estão mais apressadas e distraídas nessa época do ano e muita gente na rua não está acostumada a dirigir em lugares tão movimentados. Então podemos encontrar motoristas que não estão habituados, por exemplo, a perceber uma moto no retrovisor (parece absurdo, mas é sério).

Some a isso a loucura generalizada de pessoas fazendo manobras perigosas, estacionando em lugares proibidos, fazendo conversões e mudança de faixa sem utilizar a seta… Como se não bastasse, muitos motoristas (e motoqueiros) dividem sua atenção entre o trânsito e os enfeites e luzes da cidade, que fica inegavelmente linda.

Por isso, guie com o dobro de atenção e reduza sua velocidade média pela cidade. Jamais esqueça os itens básicos de proteção (além do capacete, use botas, luvas e roupas adequadas, elas evitam que um esbarrão vire uma fratura).

Fazendo isso, é possível garantir um natal gostoso, saudável e seguro. Depois falaremos sobre o réveillon.

A moto é inocente

sexta-feira, novembro 23rd, 2012

23-11-2012-1

A sociedade dos grandes centros urbanos tende a demonizar a motocicleta por conta do comportamento de alguns motociclistas e do alto índice de acidentes. Porém desconsideram que a responsabilidade de tais acidentes é, muitas vezes, responsabilidade daqueles que fazem o trânsito: motoristas (de todos os veículos) e pedestres.

A moto, enquanto objeto inanimado, é completamente inocente. Por que estou dizendo algo tão óbvio? Porque quando se fala da moto e do motociclismo como algo nocivo, encontramos consequências terríveis.

Já discutimos sobre segurança e trânsito inúmeras vezes no blog, mas veja esse ponto: enquanto a moto em si for vista como nociva, leis e facilidades no trânsito que favorecem os motociclistas serão sonhos distantes.

Longe de defender o comportamento dos condutores das duas rodas, defendo praticidade e segurança para todos. Você já reparou como faltam lugares “oficiais” para motos estacionarem? Ou como falta uma real preocupação com a segurança do motoqueiro no tráfego diário?

Reitero: sem defender o comportamento de muitos motociclistas, o fato é que no trânsito a moto é sempre a culpada e nunca tem a preferência.

Encarar a moto não como um veículo perigoso e culpado por sua existência, mas como parte integrante e indissociável dessa colcha de retalhos que o trânsito de grandes centros urbanos seria justo. Seria o primeiro passo para atender as necessidades de quem optou por esse meio de transporte, tanto profissionalmente quanto para lazer.

Pense numa última questão: a moto é sempre vista como problema e jamais como solução, mas ninguém quer esperar mais 10 minutos para a pizza chegar… Enfim. Reflitam sobre isso e passe para seus amigos de trânsito, motociclistas ou não.

Até a próxima.

Ducati anuncia primeira oficina autorizada no Brasil

quinta-feira, novembro 22nd, 2012

22-11-2012-1

Como você já estava sabendo por aqui, a Ducati abre sua primeira subsidiária no Brasil. Inclusive já começou a produção da Diavel em nosso país. No entanto, a montadora italiana não contava com uma oficina autorizada desde que rompeu a parceria com o Grupo IZZO.

Para alegria dos fãs da marca, a Ducati já tem um ponto de assistência técnica no país. O anuncio oficial foi feito na quarta-feira (dia 21). A oficina Perfect Motors, instalada no Brooklin, em São Paulo, foi autorizada a efetuar serviços em garantia, revisões periódicas e todos os demais serviços nas motocicletas.

Segundo a montadora, essa manobra é para suprir as necessidades daqueles que já possuem uma moto da marca e ficaram “órfãos” com o fim da parceria com o Gurpo IZZO. A marca ainda garante que uma nova rede de concessionárias entrará em vigor no inicio de 2013.

A Ducati, hoje parceira da Dafra, afirmou que, em breve, mais oficinas serão autorizadas pelo país. O Brasil está mesmo na rota de grandes montadoras, que buscam se estruturar cada vez melhor para suprir os anseios do nosso mercado.

Até a próxima.

Salão de Milão apresenta um “espaço Custom”

quarta-feira, novembro 21st, 2012

21-11-2012-1

O Salão de Milão trouxe inúmeras novidades e lançamentos, como de costume. Porém, alheio a tudo isso, estava o espaço EICMA Custom, reservado para motos personalizadas e customizadas.

E o lugar não contava apenas com motocicletas, mas sim um verdadeiro ambiente para os amantes desse estilo, com lanchonetes com visual norte-americano, guitarras penduradas decorando o local e inúmeros de acessórios a venda, entre capacetes, anéis, jaquetas e bandanas. Tudo muito bem decorado com couro, corrente, estampas de caveira e etc.

Mas não apenas um local de descontração, o espaço conta com a presença de grandes customizadores europeus e revela tendência desse universo. Algo notável foi a forte presença de motocicletas café racers, dividindo espaço com as choppers e bobbers.

Para entender. O estilo café racer é inspirado em motos naked (ao invés das tradicionais customs) dos “pegas” de rua dos anos 50 e 70. Diferentemente das choppers e bobber, elas não apresentam motores bicilindros em V e são construídas sobre motos nakeds ou esportivas. Sabe aquele “visual James Dean”?  Então…

Interessante que este espaço, aparentemente descomprometido, revela as tendências do mercado de personalização e também das customizações de fábrica.

Pra quem gosta da “cultura custom”, aí está um prato cheio!

Até a próxima.

Honda apresenta nova linha CB 500 no Salão de Milão

segunda-feira, novembro 19th, 2012

19-11-2012-1

Como de costume, a Honda guarda suas novidade do ano para o Salão de Milão. Na edição de 2012, após muita especulação, a montadora japonesa mostrou ao público a nova linha CB 500.

Muito sucesso no passado, a nova “família 500 cc” vem completamente remodelada e conta com três modelos. A primeira é a CB 500F que mantém a tradição da original, sendo uma naked no melhor estilo street. A CB 500 R, carenada e com comportamento mais esportivo e a CB 500X, uma crossover com suspensões mais longas.

Todas herdam a mesma configuração de motor das CB 500 antigas, com propulsor bicilindro. Porém todo conjunto é novo, e o motor, agora com 48cv, traz injeção eletrônica e refrigeração líquida. As motocicletas também apresentam câmbio de seis marchas e transmissão secundaria feita por corrente.

Como vem sendo uma ótima novidade das montadoras no Salão de Milão, os três modelos trazem freios ABS de série.

Uma aposta da Honda para matar a vontade dos saudosistas da linha 500cc, que poderão relembrar os bons tempos da motocicleta com inovações tecnológicas. Aposta também em conseguir novos consumidores das motocicletas de média cilindrada com design moderno e respeito às tradições. Ponto positivo pra marca da asa dourada.

Sentia falta da CB 500 e curtiu o retorno? Então vamos torcer pra que essas máquinas desembarquem o quanto antes no Brasil.

Até a próxima.

Direto do Salão de Milão, italiana Piaggio apresenta nova versão da tradicional Vespa

sexta-feira, novembro 16th, 2012

16-11-2012-1

“Quem não gosta de Vespa, boa gente não é”, dizia um amigo meu fanático pela charmosa scooter. E os fãs da Vespa podem sorrir com a novidade apresentada no Salão de Milão.

Símbolo da Itália, a pequena moto ganhou uma linda versão “retrô-futurista”. A versão batizada de 946 tem motor de 125 cc e, segundo o fabricante, faz impressionantes 55 km/l. Além disso, o novo motor é 33% menos poluente que os antigos e a motocicleta traz freios ABS de série.

O visual é um show à parte. Misturando designe futurista de protótipos com traços retrôs das Vespas originais, laçadas nos anos 50, a pequena scooter virou destaque no Salão.

O banco e as rodas têm traços bem modernos (inspirados no protótipo MP6 da Piaggio). Já os traços da carroceria são inspirados nas Vespas originais, com desenhos curvilíneos e o clássico para-lama traseiro do modelo.

A unidade exposta em Milão tem uma pintura amarela no melhor estilo Ferrari, aumentando ainda mais a “italianidade” da moto. Tudo muito bonito.

O Grupo Piaggio ainda apresentou outras novidades, mas isso é assunto pra outra hora. Fique ligado aqui para maiores informações do que está rolando em Milão. O Salão vai até o dia 18.

Até a próxima.

Uma custom chamada KR GT-1

quarta-feira, novembro 14th, 2012

14-11-2012-1

Dois amigos fãs de motocicletas conversam num bar sobre como seria sua moto ideal. Papo vai, papo vem e eles chegam num modelo qualquer inexistente. Essa cena é muito comum entre motoqueiros. Nenhuma novidade.

Acontece que em algum momento de 2007, esse episódio foi protagonizado por dois fulanos muito particulares: Gard Hollinger , respeitado customizador americano de motocicletas, e Keanu Reeves, ator canadense apaixonado por motos.

Quando Reeves procurou Hollinger pela primeira vez, ele tinha em mente algumas modificações para sua Harley-Davidson Dyna Wild Glide. Não demorou muito para que algumas modificações se transformassem em um projeto completamente novo.

Assim surgiu Arch Motorcycle Company e o primeiro protótipo: a KR GT-1. Olhando a moto final, é difícil saber se sobrou algo da Dyna Wild Glide. O resultado foi uma moto no estilo bobber (motos custom com proposta minimalista), cromada e, segundo Hollinger, muito ágil e confortável.

Eles já estão preparando uma produção em série para 2013 da motocicleta e prometem futuros projetos. Mas garantem que a fabricação será limitada, para manter o espírito de exclusividade da maquina.

Confira abaixo um vídeo teaser da moto no site oficial da companhia (com Reeves pilotando):

Nota:

Já havíamos adiantado aqui, a Triumph está trazendo seis modelos para o Brasil que serão comercializados em 2013. Deste, dois serão montados na nova fábrica que os ingleses abriram em Manaus. Na semana passada, porém, a montadora revelou o preço das motos que serão vendidas por aqui. Confira:

Bonneville T100: R$ 29.900

Speed Triple: R$ 42.900

Tiger 800 XC: R$ 39.900

Thunderbird Storm: R$ 49.900

Tiger Explorer: R$ 62.900

Rocket III: R$ 69.900.