Archive for dezembro, 2012

Designer russo cria conceito de moto insano

sexta-feira, dezembro 28th, 2012

28-12-2012-1

Quando você acha que já viu de tudo, aparece essa notícia. Um designer russo chamado Mikhail Smolyanov criou uma linha de conceitos de motos inspiradas em bicicletas clássicas.

Até então, nada demais. Acontece que todas as motos criadas pelo maluco designer são movidas a vapor (???) e possuem três rodas. Olhando a foto, é difícil de notar exatamente onde é a frente e a traseira do veículo (a frente é onde tem duas rodas).

Segundo Smolyanov, o modelo foi desenhado sob encomenda de um homem de São Petersburgo que preferiu não se identificar. O tal “homem misterioso” pretende transformar o conceito em realidade.

Essa é a segunda bizarrice em ermos de moto que vem da Rússia (lembra-se da moto com remo de fábrica?) e não dá pra saber qual limite desses caras. As características elétricas e mecânicas da “moto-bicicleta-conceito” não foram reveladas.

O que mais esperar de 2012? Até a próxima.

Vestimenta casual para o motociclista

quinta-feira, dezembro 27th, 2012

27-12-2012-1

Todos aqueles que pilotam suas motos, seja em qual situação for, já sabem muito bem que boas vestimentas também são itens de segurança. Até por deixar o piloto mais exposto que um carro, pensar nas roupas que se usará sobre a moto é fundamental.

Mas chega o verão, as viagens para praia, campo ou montanhas… E rola aquela descuidada com as vestimentas.

Muita calma nessa hora: mesmo quando for dar aquela voltinha casual na praia, algumas coisas não podem simplesmente ser deixadas de lado. Veja algumas dicas de como se vestir adequadamente com roupas que você levou na bagagem (ou que você deve levar, caso não tenha reparado).

Mesmo que o piloto não tenha levado na viagem aquela calça equipada e protegida, bermuda jamais. Uma calça jeans resolve alguns incômodos como pedrinhas batendo na perna e protege mesmo de raladas leves.

Não colocou na mala uma jaqueta ideal para motocicleta e ainda pegou estrada sem ela? Use alguma roupa mais forte e não cometa esse erro de novo. A mesma jaqueta que você usar na estrada você deve usar quando chegar a seu destino.

Porém o erro mais comum, e mais inadmissível ao mesmo tempo, é a quantidade de pessoas guiando motocicletas de chinelo. Isso mesmo, chinelo! Isso jamais pode ocorrer, além de machucar, o chinelo não fica preso ao pé como um tênis e é capaz de gerar um acidente caso precise de uma troca de marcha ou utilizar o freio traseiro (o ideal é utilizar os dois freios da moto juntos sempre).

E, convenhamos num último detalhe, esquecer luvas já é muito descuido, tanto pra estrada quanto para dar uma volta em qualquer lugar

Quando ao capacete, nem precisamos nos repetir: seu uso não é só obrigatório como é fundamental. Quase todos os acidentes fatais em que a vítima não utilizava o capacete poderiam ser evitados com seu uso.

Lembre-se que a importância do traje certo também vale para o garupa. Nada de carregar amigo(a) ou namorado(a) que esteja de chinelo, bermuda e etc.

Aproveite suas viagens, mas não abra mão da segurança. Depois conte pra gente como foi.

Até a próxima.

Festa de aniversário dos 110 anos de Harley já tem data marcada

quarta-feira, dezembro 26th, 2012

26-12-2012-1

É, meus amigos estradeiros, já que o mundo não acabou, vamos festejar. E no maior estilo Harley-Davidson.

Como se sabe, em 2013 a HD completa singelos 110 anos de existência e nada mais justo que preparar uma festa. Além dos modelos comemorativos mostrados aqui, a mítica montadora preparou encontros ao redor do mundo.

O Brasil está na lista. E com dia e local: primeiro de junho de 2013, em São Paulo. Os cinco continentes receberão algum evento e uma grande festa encerra as comemorações. A “big party” será em Milwaukee (terra natal da Harley-Davidson) com passeios pelas ruas, muitas atividades na área do museu da HD e rock’n’roll comendo solto, claro.

Ingressos para a festa nos EUA, no dia 29 de agosto de 2013, já podem ser adquiridos aqui.

Para mais novidades do que acontecerá no ano dos 110 da Harley, acesse o site oficial e fique sempre de olho no nosso blog.

Espero vocês no dia 1 de junho para um encontro, hein?

Até a próxima.

Mercado de motos fecha 2012 em baixa

quinta-feira, dezembro 20th, 2012

20-12-2012-1

Contrariando um início otimista, o mercado de motocicletas fechará o ano de 2012 em baixa.  O final do ano de 2011 apontava para um 2012 otimista, mas não foi o que aconteceu.

O principal motivo é e postura mais seletiva das instituições financeiras. Em outras palavras, na restrição ao crédito para consumidores de menor renda. Tanto que o setor que mais perdeu foi o de baixa cilindrada.

Mesmo assim, as montadoras não se mostraram intimidades e revelaram inúmeros lançamentos para o mercado brasileiro em 2013. Inclusive novas montadoras se instalaram no país, prontas para comercializar motocicletas no próximo ano.

Porém, o que mais movimenta o mercado brasileiro são as motos de baixa cilindrada e preço menor. As montadoras que desembarcam nas terras tupiniquins não miram para esse nicho: Ducati, Harley-Davidson e Triumph.

Apesar de novembro ter tido um aumento de 3% e dezembro provavelmente apresentar outra crescente, o ano registra uma queda de cerca de 20% no mercado das duas rodas. Um choque muito grande para as projeções do começo do ano, que apontavam uma crescente de 5%.

Mesmo assim, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) projeta um crescimento de 2% a 3% para o ano de 2013. E nós esperamos facilidades de crédito e preços menores.

FIAT lança extensor de caçamba para acomodar melhor motos

segunda-feira, dezembro 17th, 2012

17-12-2012-1

Se você gosta de fazer um belo off road com sua moto de trilhas, mas a considera desconfortável e perigosa para a estrada (com razão), fique feliz: uma montadora de automóvel pensou em você!

A forma mais comum de transportar uma motocicleta, mesmo para aqueles que possuem caminhonetes, é o engate. Mas o preço, o espaço ocupado na garagem e o valor maior no pedágio não o tornam muito atrativo.

Pensando nisso a FIAT lançou um extensor de caçamba para sua caminhonete pequena, a Strada. A peça deve ser instalada na posta da caçamba (quando rebatida, claro) e aumenta a capacidade volumétrica em até 250L.

O extensor é feito em aço e tem iluminação complementar e lugar para a placa, atendendo às exigências do Denatran. A sua instalação é muito simples, feita através de travas e dobradiças, não devendo tomar mais que 5 minutos do seu tempo. Segundo a montadora, o peso que fica sobre a tampa da caçamba não ultrapassa 50 kg, um valor seguro para evitar a quebra.

Achamos a ideia ótima e estamos loucos pra testar e ver se é funcional mesmo, mas por que não seria? O dispositivo já esta a venda nas concessionárias da FIAT.

E se alguém testar, nos avise o resultado. Até a próxima.

Polaris prepara reformulações na tradicional Indian Motorcycle

sexta-feira, dezembro 14th, 2012

14-12-2012-1

A centenária montadora Indian Motorcycle foi comprada pela Polaris em 2011. Mas só agora essa aquisição começa a gerar novidades.

Publicado sob o título de “New Heart. Same Soul.” (Novo coração. Mesma Alma.), um vídeo no canal do YouTube da marca antecipa o som dos motores que equiparão a linha 2014 da Indian.

O som imponente não traz (desagradáveis) surpresas: é um autêntico V2 norte-americano! A Polaris tem know-how para essa arquitetura de motor: além da Indian, a empresa possui a Victory (falamos dela aqui: http://www.osmotoqueiros.com.br/?p=2367).

Os V-twins equipam as Indians desde 1905 (antes mesmo das Harleys) e qualquer coisa diferente disso mudaria a alma da motocicleta. No Daytona Bike Week 2013, mais novidades serão apresentadas, buscando levar a Indian de volta ao posto no qual já esteve: brigar cabeça a cabeça com a Harley-Davidson no segmento custom.

A Polaris instalou-se no Brasil, mas trazer a Indian está fora dos planos da marca. Uma pena.

Até a próxima.

Dicas para lavar sua moto da forma correta

quarta-feira, dezembro 12th, 2012

12-12-2012-1

O final do ano está chegando e todo mundo quer pegar a estrada! Só que na volta da viagem… A moto volta naquele estado que todos nós conhecemos! Seja o barro do campo ou areia da praia, ela volta sempre suja e o condutor precisa “dar um trato”. No entanto, é preciso alguns cuidados para deixar sua moto brilhando. Acompanhe abaixo.

O principal é que a moto esteja fria, para que a água gelada não entre em contato com o motor quente, o que pode danificar a motocicleta. Deve-se tomar cuidado também com as entradas de ar e de escapamento, tapando-as para que não entre água e que não danifique as peças.

A esponja deve ser macia, para não riscar e para a sujeira não ficar grudada nela em uma nova lavagem. Uma dica de produto é uma solução feita à base de desengraxate e água, uma opção mais barata que o detergente e às vezes mais eficiente (mas nada de usar o desengraxate esfoliante!).

Fique atento aos detalhes, onde a sujeira se esconde, e seque a moto após a lavagem, principalmente as partes elétricas. Um pano limpo para tirar o excesso de água após a lavagem é sempre recomendável. Depois disso, é só desfilar com a sua máquina brilhando por aí!

Peugeot lançará triciclo para brigar com Piaggio MP3

segunda-feira, dezembro 10th, 2012

10-12-2012-1

Apresentado como conceito, muitas pessoas duvidaram que a Peugeot lançaria o Metropolis RS para venda. Eis que vem a confirmação da montadora francesa para a comercialização do triciclo logo para 2013.

E o pequeno scooter de três rodas não quer saber de brincadeira, chega logo pra bater de frente com o líder do segmento: o Piaggio MP3.

Como de se esperar, o Metropolis RS tem traços que misturam scooters com automóveis. Você irá reconhecer a inspiração dos faróis que lembram a série 2012 dos carros franceses. Outros detalhes no design chamam a atenção, como a bolha frontal e as cores da carroceria.

O simpático triciclo da Peugeot trará motor monocilíndrico de 399 cc que gera 35 cv de potência. A refrigeração é líquida e o câmbio é automático (como de costume para scooters). Seu uso é claramente voltado para o dia a dia das cidades.

No entanto, o veículo ainda não foi confirmado para o Brasil. Vamos ficar no aguardo, assim que novidades aparecerem, você fica sabendo por aqui.

Até a próxima.

Halcyon 50: uma moto dos anos 20 feita em 2012

sexta-feira, dezembro 7th, 2012

osm6

Quem vê a pequena e charmosa moto Halcyon 50 acredita ser uma peça de colecionador original dos anos 20. Mas na verdade é uma motocicleta nova, de 2012 da microfábrica norte-americana chamada Janus Motrocycle.

A marca foi fundada por dois customizadores para fabricar motos “antigas”. A proposta é essa mesma, criar veículos que fazem alusão aos primórdios da motocicleta.

Por enquanto, eles só têm o modelo Halcyon 5º, que é oferecido em duas versões: Basic e Standard. Essa segunda é a versão “top” e vem com bolsas laterais feitas à mão, partes polidas e pintura exclusiva. Os dois modelos apresentam o mesmo motor monocilindro dois tempos de 50 cc (claro) que gera 9,8 cv de potência e suspensão dianteira hidráulica.

Mas a Janus faz questão de lembrar que sua moto não é uma réplica ou simplesmente retro. São máquinas praticas para o uso diário, um charmoso substituto para as scooters.

Os planos da Janus incluem modelos de 125 cc e 200 cc, mas respeitando a proposta original já presente na Halcyon: motos leves, cheias de estilo e fáceis de pilotar.

Visite o site dos caras clicando aqui, pra ver mais sobre a história, e boa viagem (aos anos 20).

Estudo australiano “descobre” o que todo motoqueiro já sabe

quinta-feira, dezembro 6th, 2012

osm

Quem utiliza motocicleta no dia a dia já sabe da praticidade, mobilidade e economia desse veículo. Aqui no nosso blog, inclusive, já tratamos desse assunto inúmeras vezes. E um estudo realizado pelo governo australiano veio para comprovar isso.

Segundo as análises feitas pelos australianos, uma moto ocupa bem menos lugar que um carro (ninguém nunca notou), deixa o trânsito mais ágil e polui bem menos que outros meios de transporte “sujos” (aqueles que queimam algum tipo de combustível poluente). De acordo com o estudo: “A maior vantagem das motocicletas e scooters no sistema urbano de transportes é o pouco espaço que eles ocupam nas vias em uma época na qual os congestionamentos são um problema crítico nas cidades”. Somando isso com a realidade brasileira, podemos incluir um número: em média, três motos transportam o mesmo número de pessoas que dois carros no dia a dia.

Não existe nada de novidade nesse estudo. Pelo menos para quem optou por circular nas duas rodas. Então por que isso é digno de nota?

Simplesmente porque nunca um órgão oficial tinha se pronunciado a respeito do assunto. No contexto político, motos são pautas de segurança, escondendo sempre sua praticidade e importância para o trânsito diário.

Um governo se pronunciar reconhecendo eficácia das motos para o bom funcionamento do tráfego pode ajudar a quebrar alguns tabus e facilitar, de repente, outros governos de países em que a motocicleta é muito usada (oi, Brasil?) a olhar para os motoqueiros como indivíduos integrantes do dia a dia da cidade e não “ladrões de lugares” dos carros. Já publicamos um post falando do erro que é “criminalizar” a moto.

Seria bom se, sempre com respeito e bom senso, todos apoiassem o motociclismo, inclusive aqueles que optam por não andar de moto. O trânsito é lugar de educação e compartilhamento, nunca de disputa.

Ajude também a espalhar essa ideia. Até a próxima.