Mortes de motociclistas vão ultrapassar as de pedestres

Um dado alarmante foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Em pesquisa realizada de 2001 a 2006, enquanto o número de mortes de pedestres se estabilizou em 10 mil vítimas por ano, o de motociclistas aumentou 131%, chegando a 7.162 ocorrências.

Mas não para por ai. Pesquisa de 2008 do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito revela que a diferença entre a mortalidade de pedestres e a de motociclistas nunca foi tão pequena –apenas 518 óbitos no ano.acidente-moto

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos quatro anos, a frota de motos na capital paulista cresceu 53,3%, e o número de óbitos de motociclistas, 38,5%.

Ou seja, se continuar neste ritmo, em 2009 os motoqueiros irão ultrapassar com facilidade e assumir o topo do ranking de vítimas de trânsito. Vamos nos cuidar melhor?

Fonte: Folha de São Paulo

Tags: , , , ,

3 Responses to “Mortes de motociclistas vão ultrapassar as de pedestres”

  1. Gente isso é muito sério. É mais do que hora das associações e federações de moto pedirem as autoridades de trânsito que façam campanhas de educação no transito exclusiva sobre o assunto.

  2. Arthur disse:

    O que falta é educação e maiores exigências no processo de formação de condutores. Só isso.

    Veja o video abaixo (e milhares semelhantes) e me responda: Um MISERÁVEL desse merece conduzir uma moto e (pior ainda) ter uma habilitação?

    http://www.youtube.com/watch?v=LdfjEvFsrJQ

    Pois bem, milhões desse tipo são habilitados, comprovando a falha no processo de habilitação e fiscalização.

    Taí uma possível explicação para tantos acidentes.

  3. Luiz Augusto disse:

    Conduza seu veículo de duas ou quatro ou trocentas rodas conforme o que está preconizado no código de trânsito e tudo bem….
    Seja educado! MAS….
    Quem trafega por uma via simplesmente não quer reduzir para que uma pessoa comute de faixa, afinal, “é um lerdo que vai tomar meu lugar”. Ou ainda ao parar num semáforo (quando o fazem!) quanto mais próximo do carro da frente melhor, mesmo que isso signifique bloquear um cruzamento, afinal tem que ser “xxxperrrrto e não larâannnnja”.
    Onde, repito, ONDE no código de trânsito brasileiro está escrito “que o bacana é obrigado a deixar o corredor entre as faixas, cerrrto mano, pra nóis circulá, cerrto?”
    Leiam a veja, o depoimento de um motoboy dizendo “quando estou certo persigo até o fim (…)” Certo onde? Trafegando imprudentemente entre os carros, isso é estar certo?

Leave a Reply