Cadê o escapamento embaixo do assento?

escapamentoNos sites especializados de moto foi levantada uma questão interessante que gostaria de dividir com vocês do Dirigindo Seguro. Alguém sabe porque todas as fabricantes de motocicletas estão tirando os escapamentos debaixo do banco das motos?

Parem para analisar, inclusive nos lançamentos que sempre disponibilizamos para vocês. Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, todas que lançaram suas motos com o escapamento embaixo do banco retiraram o mesmo de uma só vez.

Boatos dizem que isto se deve porque o escapamento esquentaria demais, outros afirmam que é porque ele queimava a mão dos mais distraídos.

Outra hipótese mais séria, e com maior chance de ser confirmada, é que a DUCATI teria a patente da produção deste equipamento e desde o ano passado resolveu entrar na justiça e cobrar um bom dinheiro daquelas que desejarem utilizar o “seu produto”.

E vocês, sabem de alguma coisa? Possui motocicleta com escapamento embaixo do banco? Esquenta mesmo? Conte-nos sua experiência.

Fonte: Motokando

Tags: , , , , , , , ,

9 Responses to “Cadê o escapamento embaixo do assento?”

  1. Rapha. disse:

    Olha, eu não sabia desses motivos pra essa mudança, talvez o único citado pelo post, fosse o calor gerado abaixo do banco que tb é ruim quando vc está com uma camiseta porque o calor tb é sentindo nas costas. Mas sempre considerei que essa mudança ou melhor dizendo que essa volta dos escapamentos pro lado das motos, fosse uma evolução natural de design. Escapamentos de menor tamanho e com uma circuferência maior, como é o caso da Fireblade e da nova Zx-6r, por exemplo. E essa evolução no design se daria pela variante de desempenho, já que mesmo com o escapamento embaixo favorecendo a aerodinâmica da moto centralizando o seu ponto gravitacional, o seu peso ainda era maior e nessa relação de peso-performance não compensava a colocação do escapamento nessa posição, pelo menos era nisso que eu acreditava. Realmente não conhecia essa história dos direitos da Ducati, e não sei se é verdade já que a Bimota, Benelli entre tb ainda o usam. De qualquer forma, uma coisa tem que ser dita, acho bonito de se ver um escapamento abaixo do banco da moto. A F4 MV Agusta que o diga…

  2. Piréx disse:

    Na Hornet (até 2007), pelo menos no meu caso, o único problema era o cheiro que ficava nas roupas: nunca tive ou soube se alguém que tenha tido um incidente com queimaduras.

    Se por um lado o cano debaixo do banco ajuda na centralização das massas, por outro esconde um dos acessórios after-market mais requisitados. Muitos proprietários - que substituem o escape original por conta da beleza de um esportivo - certamente não o trocariam se ficasse escondido (quem quer mais rendimento, certamente a minoria, não se importa em investir R$4 mil que não embelezam a moto).

    Levando em consideração esta hipótese (de quedas nas vendas dos escapamentos esportivos), ainda há a possibilidade da mudança ter acontecido por conta de um lobby de fábricas como Akrapovic, Yoshimura, Two Brothers, etc,

    Abraço!

  3. marcus disse:

    Bom, o quisito de direitos de a patentes é o mais confiavel, pois uma vez que nao só no mundo das motos muitas marcas o estao explorando como meio de evitar e diferenciar seus produtos. A fender marca de guitarras por exemplo tinha a patente da mao que sua guitarra utilizava, e a aproximadamente 5 anos utilizou-se disso para conseguir o diferencial dentre as marcas como sendo a unica a produzir a mao da guitarra com o formato especifico de um guitarra de desenho strato caster.
    A ducati se for a detentora da patente com certeza utilizou-se dessa forma para evitar copias de seus produtos e com isso se manter a frente das demais fabricantes, o problema do calor é inviavel, pois se isso fosse verdade com certeza esse visual de canos abaixo dos assentos sequer teria entrado em vigor alem de motos de competição que visao a todo custo a performan-se, motos de rua nao só tem de ter performan-se mas tambem devem possuir conforto.

  4. zer0left disse:

    Nem esquenta, pode colocar a mão q não queima. Mas o vácuo produzido pelo aerodinamica faz com q a fumaça volte p/ suas costas deixando a roupa fedida e pode intoxicar quem ta na garupa.

  5. Gabriel disse:

    Na verdade foram retirados por causa das leis de proteção ambiental da Europa. Pode conferir.

  6. Eduardo Ridolfi disse:

    Olá,

    Pelo que eu saiba, o motivo de mudar o escapamento debaixo do banco para embaixo do motor, foi dimiuir o centro de gravidade da moto, fazendo assim, a moto ficar mais aerodinâmica. Queimar a mão creio que não seja tão fácil assim, mas esquentar pode ser plausível, porém, com uma moto dessas, não é legal andar engarrupado.

  7. wesley disse:

    a retirada do escapamento da posição que mais conhecemos é devido
    à centralização de massas, onde as montadoras tentam obter o melhor centro de gravidade, melhorando o desempenho em curvas!
    um bom exemplo disso são as motos Buell onde até o tanque é incorporado ao quadro da motocicleta!!!

  8. Rudy disse:

    Tenho uma Honda CBR1000RR de 2007 com escape em baixo do banco, a mudança nada tem haver com queimaduras ou aquecimento pois não conheço nenhum relato em relação a isso… Acredito que possa é haver interesses comerciais por de tras desse processo como os fabricantes de acessorios que muito perdem com isso, mudança de visual pois mais cedo do que imagina-mos os escapes iram la voltar a parar….

    Boas curvas

  9. pedro fernandes de sousa disse:

    tenho cbrr 600 , nao sito calor nehum , nem nada so acho bonito e sinto q ela fica mai estavel , nas curvas entao nem si fala..

Leave a Reply