Viagem de moto

Com a chegada do verão e com ele as férias, aquela tão esperada viagem com a motocicleta esta mais perto para se realizar. Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas nesta época, veja algumas dicas para não passar por sustos e cuidados que se deve ter para não ter dor de cabeça.

Primeiramente, se vista corretamente, pois os equipamentos de segurança servem para evitar ferimentos em uma eventual queda, além de garantir maior conforto para quem pilota e para quem estiver na garupa.
As jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, assim não balançam com o vento da estrada e prefira roupas que possuam proteção rígida, múltiplas regulagens para o corpo e tecido com resistência contra abrasão e cortes.

O principal item de segurança e único obrigatório pela legislação brasileira é o capacete o qual deve estar em perfeito estado, dentro do prazo de validade, viseira limpa e sem riscos. Viseira fumê ajuda aos que não gostam de pilotar de óculos de sol, já os capacetes tipo “coquinho” são proibidos e os modelos abertos só podem ser usados com óculos de proteção, os modelos off-road na são os mais adequados para o uso nas rodovias, pois a palheta superior segura o vento, fazendo assim com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem.

Realizar uma revisão antes da viajem tem que ser feito, afinal a coisa mais desagradável é ficar parado no meio da estrada devido a uma pane mecânica, faça a verificação dos procedimentos básicos, como ver o estado e a pressão dos pneus, nível de óleo, condições das velas e o funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento. Estes são itens fáceis de conferir e corrigir caso haja falhas.

Trace um roteiro antecipadamente, faça uma busca pela internet onde você, além de conseguir ter acesso a mapas das estradas, consegue verificar as condições da estrada e relatos de quem já viajou para o local e dicas sobre o percurso.

Verifique se a documentação e a habilitação estão em ordem, já que as autoridades nas estradas no final do ano tende a aumentar, e irregularidades como validade do documento e habilitação vencida geram multas além do transtorno.
Ande sempre com o farol aceso, evite transitar no “ponto cego” dos veículos não é preciso correr você ira chegar do mesmo jeito e indo com mais calma curte mais o momento da moto na estrada.

Fonte: Uol

Tags: , , , , , , ,

10 Responses to “Viagem de moto”

  1. Thiago disse:

    Ótimas dicas, andei fazendo alguns passeios mais longos recentemente e gostaria de adicionar alguns pontos :

    - Anote o telefone de apoio (0800) da rodovia em que vai circular, em um possível ocorrência, esse apoio é de extrema importância, e pode evitar que você precise empurrar sua motoca por alguns KMs. Ahh não esqueça do celular !

    -Carregue um spray anti-furo ou utilize a vacina nos pneus evitando aborrecimento com pneus furados.

    -Deixe sempre algum conhecido ciente do seu roteiro previsto.

    -Carregue roupas à prova d’água, uma chuva prolongada pode estragar a viagem ! (digo por experiência)

  2. carol disse:

    Comentário do editor:

    Oi Thiago,
    muito obrigada pelas dicas a mais que você deixou, sempre muito bem vindas.

    Carolina.

  3. nascentes disse:

    tenho uma motoca yamaha fazer 250cc c/ 5000km gostaria de fazer uma viajem longa de patos de minas mg a 461km de belo horizonte ate fortaleza pelo litoral nao trazei ainda uma rota gostaria de ajuda e se e legal fazer esta loucura estou programando esta viajem p/ julho do dia 1 ate dia 30 do mesmo mes tenho 43anos 1.92 de altura 72kg

  4. Luiz Soares disse:

    Ola amigo! Nao sou de ficar fazendo comentario, mas eu queria parabeniza-lo pelo otimo site que voce tem! Continue com esse otimo trabalho!

  5. GRACIELI SANTOS disse:

    OLÁ COMO VAI ADOREI CONHECER ESTE SITE, EU EMEU NAMORADO ESTAMOS PROGRAMANDO NOSSA VIAGEM DE MOTO SERÁ NO PROXIMO MÊS PARA RIO GRANDE DO SUL SERÁ FEITA COM UMA MOTO FAZER YAMAHA ESTAMOS ANCIOSOS,MAS NOS PREPARANDO UM ABRAÇO…

  6. jhoi disse:

    ai galera viagems de moto e uma coiza meia aventureira mas e legau eu viajo sempre com a minha cg 150 percorro 500 km si vc tv cuidado pode vj ate 1000 smpre com cuidado moto e pra quem gosta enao pra quem nesesita eu tenho um vektra 2.0 fico felis em viaja com a familia mas aida prfiro a minha cg um abrasso atodos amante das dus rodas k jesus nos proteja

  7. abcd disse:

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (E) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que(E) venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jnc não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma

  8. Forest Kawaa disse:

    I usually scan your blog admin try to discover it quite interesting. Thought it absolutely was concerning time i show you , Sustain the really fantastic work

  9. i simply did not need a kindle initially, however when receiving one for christmas i am utterly converted. It supply genuine advantages over a book, and makes it such a lot additional convenient. i might undoubtedly advocate this item:

  10. Joe Glorioso disse:

    If you are inexperienced and cannot check domain names then you are certainly a Domainbie

Leave a Reply