Aprenda a frear sua moto

Saber frear corretamente sua moto é uma maneira eficaz de evitar acidentes. Saiba como efetuar a parada de uma maneira correta e segura:

1-) Acione os freios dianteiro e traseiro simultaneamente, de forma progressiva, enquanto reduz as marchas.

2-) Para desaceleração máxima, feche completamente o acelerador e acione o freio dianteiro e traseiro com maiorfreada intensidade.

3-) Nunca acione apenas o freio dianteiro ou o traseiro.

4-) Evite frenagens extremas. Além de ineficientes, ela trava as rodas e dificulta o controle da moto.

5-) Reduza a velocidade e acione os freios antes de entrar em uma curva.

6-) Tenha cuidado quando dirigir e,m terrenos arenosos ou molhados.

7-) Em descidas ingrimes, use o freio-motor, reduzindo as marchas com o uso intermitente dos freios dianteiros e traseiros.

8-) Pilotar com o pé apoiado no pedal ou a mão na alavanca do freio pode causar o acionamentos involuntário da luz de freio, dando uma falsa indicação a outros motoristas.

Fonte: Honda

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7 Responses to “Aprenda a frear sua moto”

  1. Gawaim disse:

    Errado!

    1) Freio traseiro e dianteiro não devem ser acionados com igual intensidade nunca!
    - O Recomendável é 70% dianteiro e 30% traseiro, isto de forma progressiva.
    2) Redução de velocidade em qualquer caso deve-se começar sempre pelo alívio do acelerador seguido quase que imediatamente pelo acionamento dos freios.
    3) Treinar sempre paradas bruscas em locais apropriados, com equipamento de segurança para conhecer as “manhas da moto”, inclusive travando completamente as rodas.
    4) Na entrada de curvas comece desacelerando simplesmente soltado o acelerado e ao mesmo tempo acionando os freios de forma suave.
    5) Aprenda a usar e abusar do freio motor (alivio do acelerador soltando-o ao avistar uma curva, sinal fechado e etc.)
    6) Treine exaustivamente o quanto for preciso.
    7) Preste atenção: Motos com freio a disco na roda da frente são projeto de engenharia e não burrice de fábrica, o freio dianteiro deve ser usado e não evitado.
    Motos que já pilotei deste 1971: Honda 50cc, Yamaha 50cc, Motovi 125, Honda 500 k, suzuki gt 550,Yamaha 250 e 350, yamaha tx 500, harley Davidson 1200, Mz simpson, Montesa 360 h6, Yamahas Rx 125,180 Dt 180, Honda cg 125, Ml 25, xl 250, cb 400 four, cb 400, cb 450 , kawasaki Ninja 800 e Zx11,Agrales todas,yamaha Teneré 600 cc, BMW r90, kawasaki 1000, yamaha FJ 1100,Honda 750 cbx, Yamaha rd 350… Ufa!
    E ainda estou vivo! E nunca quebrei um osso em acidente!

  2. ADRIANO disse:

    SE VC ESTIVER ACIMA DE 100KM/H APERTE O FREIO DIANTEIRO COM TODA FORÇA ENTENDEU SUAS bestas

  3. Xracer disse:

    Concordo 200% com o que o Gawain falou aí em cima !

    O mais importante é o freio dianteiro, o traseiro só serve para equilibrar a moto na freada, o esforço principal é sobre o freio dianteiro, que deve ser bem modulado.

    Tô cansado de ver os loucos varridos que usam só o freio de trás morrendo todo dia !

    Palavras de quem já tem mais de 100.000 Km de rodagem em motos !

  4. JÁ QUE O CORRETO E USAR O FREIO DIANTEIRO EM MAIOR PORPOÇÃO QUE O TRASEIRO, 70/30%.
    MOTO ALTA CILINDRADA QUE NÃO TEM ABS (QUASE TODAS), EXISTE A POSSIBILIDADE DE CONJUGAR FREIO DIANTEIRO C/ TRASEIRO SEM ABS, NESSA PORPOÇÃO.
    A HONDA 1000CC ANTIGA, AO ACIONAR FREIO DIANTEIRO FREIAVA TAMBEM O TRASEIRO, ISSO DEVIA FACILITAR AS FREIA-DAS DE EMERGÊNCIA.
    PORQUE FOI ELIMINADO, SERA QUE NÃO ERA SEGURO, MAIS DIFICIL E NOS MOTOCICLISTA CALCULAR ESSE PORCENTUAL NUMA EMERGENCIA.
    SER HOUVER ESSA POSSIBILIDADE, GOSTARIA QUE ME INDICASSE ALGUÉM ESPECIALIZADO.
    PARA COLOCAR MOTO KAWASAKI ZX10R 2010.

  5. Jr disse:

    Amigos, sou novo motociclista , sempre tive bons carros mas comprei uma moto 500cc, gostaria de saber como fazer para que eu não caia novamente como já ocorreu com a moto parada devido ao peso. Notem , tenho 75Kg e 1,80m altura, não sou fraco sou forte e ainda assim, ja cai 2 vezes com moto em baixa rotação.

    Abração , amigos da estrada !

  6. Rodz disse:

    “Gawaim disse:
    Errado!

    1) Freio traseiro e dianteiro não devem ser acionados com igual intensidade nunca!
    - O Recomendável é 70% dianteiro e 30% traseiro, isto de forma progressiva.”

    Cara, ele não disse pra acionar com a mesma intensidade, ele disse simultaneamente!
    (Sim, o post é antigo, mas não me contive)

  7. Ari Sebastião dos Santos disse:

    Amigos alguém saber informar ou tem formula de calcular o seguinte.
    A) Qual a forca peso necessário a ser aplicada ou usado no freio dianteiro moto CB 300 para segura parar a 60 km/hrs, somente o condutor com tempo seco e pneus novos.
    ARI - Curitiba - PR.

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