A adição de naftalina na gasolina aumenta a octanagem?

Sempre buscamos um melhor desempenho de nossas motos e um mito que vem ganhando força é que a adição de naftalina na gasolina aumenta a octanagem e conseqüentemente melhora o desempenho da motocicleta.

Especialistas afirmam que a naftalina é um hidrocarboneto, ou seja,naftalina derivado de petróleo, então quando ela é combinada com a gasolina, faz com que esta aumente sua octanagem, isso possibilita que se trabalhe com taxas de compressão mais altas, gerando maior torque e potencia ao motor.

Porém, se o motor não está preparado, o piloto não perceberá nada, a não ser um efeito placebo. O dano que esta prática pode causar é que, em decorrência da má qualidade da naftalina encontrada no país, quando combinada com a gasolina, cria-se detritos no reservatório de combustível, que se chegarem ao carburador, ou bico injetor, vão causar danos maiores que os possíveis ganhos pretendidos.

Fonte: Motovrum

Tags: , , , , , , ,

3 Responses to “A adição de naftalina na gasolina aumenta a octanagem?”

  1. mayk paiva disse:

    bom eu fiz isto semana passada pus 2 naftalinas em 4 litros de gassosa tenhe q por ela triturada , q vire pó . bom nao senti diferença nao . pouca coisa ,
    pra ver maiores resultados tenhe q por muiiitas ..

    lado ruim quando esta acabando a gasolina ela sai umas fumaçinha do escape ! olhen esse video no final os caras fizeran o teste
    http://www.youtube.com/watch?v=utYckLdo-8I

    abraçis

  2. Juliana disse:

    Hola

    Soy autora de la foto que usaste para ilustrar este link
    Me gustaría que pusieras el crédito de la foto o un link a mi página web.

    http://www.flickr.com/photos/julianaorihuela/1243068537/

    Muchas gracias

    Juliana Orihuela

  3. Luis disse:

    Como podem perceber trabalho aonde se faz gasolina, e da boa, pois é, quando trabalhei com o motor de octana, é isso um motor que analisa a gasolina, e diz em que octanagem ela se classifica.
    Então se usa a Nafta e não naftalina, que dá o padrão de 100 octanas e a heptana com 0 octana, assim se quer obter uma gasolina com alta performace, misture Nafta, e não naftalina que deixa residuo na combustão, e fatalmente irá necessitar de descarbonização, do motor mais cêdo.

Leave a Reply