Escapamento esportivo

Item essencial para o funcionamento das motos, o escapamento além de seu caráter funcional é um “acessório” que ajuda a deixar a máquina mais bonita. Mas será que vale a pena modificar a moto colocando uma saída esportiva?

Para tirar uma conclusão é necessário analisar o funcionamento do escapamento. Falando de uma maneira simples, sem ser nada científico, podemos falar que depois da combustão interna o que restou da detonação dentro da câmara (os gases) precisa ser expelido, e quem faz isto? O escapamento, ele que permite que os gases sejam jogados para foraescapaesporte da moto.

Se o que restou da mistura ar-combustível tiver dificuldade para sair, o motor trabalha com menos desempenho. Por outro lado, se as saídas estiverem totalmente liberadas, o motor fará um esforço desnecessário.

Estes fatores devem ser levados em conta na hora de fazer a escolha, porque se for levar em consideração o preço a saída esportiva acaba sendo até mesmo mais barata que a original - isto sem contar que pode aumentar o valor da moto na hora da revenda.

Qualquer moto pode ter um escapamento esportivo, seja de alta ou baixa cilindrada, 2 Tempos ou 4 Tempos. Para manter o produto em ordem é importante seguir as orientações do fabricante e, de preferência, realizar a instalação em uma oficina qualificada.

Fonte: Motovrum

Tags: , , , , , , ,

One Response to “Escapamento esportivo”

  1. Renato disse:

    Na verdade o escapamento tem ainda a função de reduzir a emissão de poluentes através do uso do catalisador. De uma forma bem resumida o escapamento é dimensionado para causar uma perda de carga (contra-pressão) suficiente para promover o escapamento dos gases da queima e sem permitir a passagem da mistura ar+gasolina não queimada. Junte, a isto, a redução de ruido, também dentro de uma faixa especificada pelas normas ambientais.
    Agora, a pergunta, o fabricante do seu escapamento esportivo realiza estes cálculos e simulações? Talvez isto explique o mais barato descrito no texto.

Leave a Reply