Dicas para andar de moto na chuva

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Sabemos que o cuidado deve ser redobrado para pilotar na chuva. Se puder evitar é melhor, uma vez que a visibilidade fica comprometida. Mas, se não tiver outro jeito, saiba algumas dicas de como ficar em segurança:
1.O ideal é ter uma roupa apropriada, pois o desconforto compromete a pilotagem.

2.Diminua a pressão dos pneus, um pouco apenas, pois essa circunstância requer mais aderência ao solo. A pressão pode variar conforme a condição, mas lembre-se de não baixar muito. Feito isso, não vá esquecer de calibrar os pneus quando parar a chuva.

3.Com a pista molhada estar atento às poças d’água, pois escondem buracos, pedras ou até mesmo causar uma aquaplanagem, condição em que as rodas perdem contato com o solo. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas. Ao percorrer trechos urbanos evite passar pelo canto interno das curvas. Nessa região fica toda a sujeira do asfalto, principalmente resíduos dos veículos pesados.

4. As faixas pintadas no asfalto costumam ser escorregadias mesmo no seco, portanto, evite andar por elas e mais ainda, evite acelerar ao passar.

5. Frear a motocicleta exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro. O adequado é que essa proporção seja de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo até a moto parar. Se frear no seco já exige cautela, com o piso molhado a atenção deve ser maior. Pelo fato de o disco de freio estar molhado, pode ocorrer certo retardo na ação de frear.

6. Cuidado também com as manchas no asfalto: elas podem indicar algum problema, como óleo ou alguma substância escorregadia, desníveis de pista ou objetos soltos. Se for preciso, corrija a trajetória, porém sem se esquecer do tráfego a sua volta.

Fonte: G1

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6 Responses to “Dicas para andar de moto na chuva”

  1. Douglas disse:

    Muito bom, eu tenho menos de 18 e procuro me informar bastante sobre dicas para motociclistas, pois quero estar nesse grupo de duas rodas.
    Abraços

  2. Solano disse:

    Só um adendo ao item 02, esta questão de diminuir a pressão nos pneus não é 100% recomendada, e um tanto controversa, pois alguns estudos apontam que a chance da moto aquaplanar com os pneus tendo mais contato com o solo é maior do que ele tendo menos contato (mais pressão) pois essa pressão maior faz com que a área de contato sendo menor o pneu “corte” a água evitando aguaplanagens, o que em motos é 100% chão.

  3. fernando disse:

    po muito bom esse post, ando muito de moto não sabia dessa de baixar a calibragem dos pneus muito obrigado

  4. Luis Alberto disse:

    Boas dicas!
    E a mais importante de todas. Se sentir insegurança pare a moto em um local seguro e espere até que a chuva diminua. Pois, é melhor chegar atrasado do que não chegar.

  5. Jose Pacheco disse:

    Carissimos

    Vou comprar uma Honda SH 300i. Estou indeciso se deva gastar mais 400€ no modelo com o ABS incluido.
    Gostaria de ter a vossa opinião se valerá a pena ou bastar-me com o modelo sem ele.
    Antecipadamente obrigado pela opinião

  6. Frajuca disse:

    Amigos, nesse final de semana estivemos em Guarujá, nas festa dos Piratas da Ilha, foi chuva do início ao fim da Viagem. Ando de Drag Star 650. Tive problemas na ída e na volta com saídas de trazeira, andando com calibragem recomendadas pelo fabricante. Só depois que baqixei a calibram senti a moto muito, mas muito mais na mão. Assim pude terminar a viagem mais tranquilo.

    Abraço

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