Capacete não tem prazo de validade, mas tem especificações

13-02-2013-1

Colegas motoqueiros, os lojistas podem querer me matar agora, mas bato o martelo: CAPACETE NÃO TEM PRAZO DE VALIDADE. Existe uma lenda em alguns cantos de que um capacete velho “venceu” e tem que ser trocado. Esqueçam, ele não é um produto perecível.

O que acontece é que observando seu estado de conservação ele pode estar ou não apto para ser usado. Se você já sofreu algum acidente (e espero profundamente que não) e o capacete foi danificado, aí sim vai precisar de um novo. Isso tem a ver com o uso e não com o tempo do produto.

Porém, existem especificações.

Primeiro de tudo. Capacete “coquinho” é proibido. Ele pode ser o maior estilo “american biker”, mas deixa nuca e queixo desprotegidos. Na prática, é tão seguro quando um boné. A lei não permite seu uso para motocicletas.

Capacete sem viseira pode, mas o uso de óculos de proteção é necessário (aquele no estilo motocross). Óculos de grau não podem ser usados para essa função, eles devem ficar sob os óculos de proteção.

Os capacetes precisam ter sole do Imnetro. Aqui começa a briga. O selo deve certificar o equipamento segundo a norma de 2001, se for a de 1996, não pode e é preciso trocar. Mas capacete não tem validade! Eu sei, mas a lei obriga que seja trocado.

Segundo problema, um capacete homologado no exterior não vale para o Brasil. Não basta trazer aquele lindo e seguro AGV direto da Itália e sair usando. Você deverá levá-lo a algum órgão responsável para avaliar as condições de uso.

Todos os capacetes devem conter adesivos reflexivos na parte traseira, lateral e frontal. Esses adesivos são baratos e podem ser encontrados com facilidade.

Quanto a viseira (ou os óculos de proteção), não é permitido instalar insulfilm. Se elas foram naturalmente escurecidas, tudo bem. Mas só pode usá-las antes de anoitecer, quando apenas as cristais são permitidas.

Então fique sempre esperto com o capacete, ele é o principal equipamento de segurança, mas não caia em qualquer conversa de que “seu capacete venceu, é hora de ter um novo”…

Até a próxima.

Tags: , ,

One Response to “Capacete não tem prazo de validade, mas tem especificações”

  1. Love disse:

    Adorei a explicação, pois até mesmo os instrutores das auto escolas dizem que os capacetes possuem prazo de validade.
    Ficarei atenta as demais explicações do site. Valeu.

Leave a Reply