Quanto sua moto “bebe”?

19-02-2013-1

Parece estranho para alguns colegas motoqueiros, mas muita gente não sabe calcular quanto sua moto gasta de combustível. Se perguntar “quantos km sua moto faz com 1 litro de gasolina”, muita gente não sabe dizer.

Muitas motos não possuem hodômetro parcial, aqueles que podem ser zerados como de carros. Mas todo veículo possui um hodômetro central. É ele que nos “salvará” e vai nos ajudar a seguir esses cinco passos.

Passo 1: Encha o tanque da sua moto. Simples assim. Mas tem que colocar gasolina até o tanque encher, não pode ser parcialmente.

Passo 2: Anote a quilometragem da moto. Faça isso no posto de gasolina mesmo, antes de o frentista terminar de abastecer, se preferir.

Passo 3: A parte mais divertida, ande com a moto. Apenas isso, circule com ela por aí, uns 50 km no mínimo. Atenção a um detalhe apenas, o consumo na estrada é diferente do consumo na cidade. Se você pretende descobrir quanto sua moto gasta no dia a dia, não é ideal que faça essa medição em uma viagem e vice-versa, ok?

Passo 4: Aqui começa o momento de atenção. Encha o tanque outra vez, mas reparando quanto de gasolina entrou na sua moto. Basta olhar para a bomba do posto quando terminar de abastecer.

Passo 5: Anote novamente a quilometragem e faça uma conta simples. É só ver quantos quilômetros você rodou com essa quantidade de combustível. A conta é a seguinte: quilometragem atual – quilometragem anterior / litros de gasolina.

Veja um exemplo. Na primeira parada no posto, a sua moto apresentava 15.562 km rodados. Na segunda parada, apresentava 15.608 km. Quando você reparou quanto de combustível foi colocado, deu a marca de 2,672 l.

Faça a conta: 15.608 – 15.562 / 2,672 = 17,3.

Pronto! Sua moto faz 17,3 km/l. Simples não.

Até a próxima.

Tags: ,

One Response to “Quanto sua moto “bebe”?”

  1. Anderson disse:

    Umua boa dica, eu sempre uso. Mas o ideal é (quilometragem atual – quilometragem anterior) / litros de gasolina.

    Se não o resultado fica: 9783,898203592814

    Abraços.

    =]

Leave a Reply