Uma lista pra você ler, guardar e utilizar

22-02-2013-1

Olá, colegas motoqueiros. A gente fala sobre o mundo das motocicletas o tempo todo, mas às vezes esquecemos alguns detalhes que não tem a ver necessariamente com a moto, mas são fundamentais para quem vai pilotar (seja na cidade, no cotidiano ou numa viagem).

Eis que muitas vezes esquecemos-nos de checar detalhes banais que levariam menos de um segundo para serem verificados. Pensando nisso, decidimos criar uma lista para você ler e utilizar sempre. Também conto com a ajuda de todos para tornar a lista maior e mais completa, ok?

Então vamos lá. Separando por tópicos, o que você precisa reparar para ter um passeio tranquilo e sem surpresas inconvenientes.

Antes de sair de casa:

Momento crucial, seja um passeio curto ou uma viagem longa. A moto não é como o carro (todos sabemos) e não permite algumas regalias. Para o piloto, isso não é novidade, mas pode ser para o garupa. Confira:

- Estado de saúde do piloto e garupa.

- Estado fisiológico do piloto e garupa (fome, sede, banheiro, estado emocional – principalmente se piloto ou garupa forem iniciantes).

- Condições climáticas e previsão do tempo.

- Equipamentos em condições boas do piloto e garupa (capacetes, jaquetas, luvas, calça e botas)

- Documentos (do piloto, do garupa E DA MOTO).

- Dinheiro para abastecer e para emergências (nunca se sabe).

Conferiu tudo? Está em ordem? Então vamos pra moto. Confira:

- Condições do pneu.

- Condições dos freios.

- Fluído de freio.

- Fluído da embreagem (se houver).

- Óleo do motor; complete se for necessário.

- Estado da transmissão secundária. Esse item muita gente esquece que verificar. A não ser que sua moto tenha eixo cardã, confira e, se preciso, faça os ajustes.

- Fluído no radiador. Mesma coisa do óleo do motor: complete se necessário.

- Combustível (esse deveria ser o primeiro).

- Torneira de combustível. On (ligada) ou Res (reserva).

- Finalmente: chave geral da moto.

Agora, antes de sair, um detalhe importante e alguns, até os mais experientes, podem esquecer: cavalete lateral ou central está retraído? E a pedaleira do garupa?

Agora sim, tudo certo pra seguir em frente. Vamos dando mais dicas para deixar sua lista de “afazeres” mais completa, mas também conto com a ajuda de todos.

Até a próxima.

Tags:

Leave a Reply