O saudosismo não para: Norton de 1973 vai ser produzida novamente

27-06-2013-1

Quando eu falo que a indústria e o público europeus (principalmente) vivem um momento de saudade desenfreada, tem gente que duvida. Ok, esse saudosismo é justificado ao passo que revive verdadeiros ícones da cultura urbana mundial sobre duas rodas. Veja essa novidade, colega motoqueiro.

Uma empresa inglesa vai produzir réplicas quase idênticas às originais da John Player Norton, moto vencedora da prova de rua mais perigosa do motocilismo mundial, o Tourist Trophy da Ilha de Man, em 1973.

Nomeada de JPN, a moto não pode ser emplacada para rodar em ruas e estradas, apenas em locais especiais (ou de enfeite, caso algum milionário queria pagar pouco mais de US$ 100 mil numa “mobília motorizada”).

Entre os atributos principais está o chassi chamado de “monocoque”, que possui características muito compactas. Atualmente, a Ducati Panigale 1199 utiliza este tipo de estrutura. Segundo a empresa, são apenas 152 kg a seco. O motor é da inglesa Norton, um bicilíndrico em paralelo com 748 cilindradas, que utiliza câmbio de 5 marchas.

O preço é até justificável: apenas 25 unidades serão feitas e cada unidade leva de 9 a 12 meses pra ficar pronta. Com acabamento e mecânica perfeitos. Mas até que 25 não é pouca coisa: da original, apenas 4 modelos foram montados.

Tags: ,

Leave a Reply