Por que motos consomem mais óleo que carros?

osmotoca

Motoqueiro de plantão, vamos a uma verdade que alguns insistem em negar: motos e carros funcionam de modo muito diferente. Apesar de seus motores serem análogos, existe outra ciclística, outra lógica, outra anatomia e etc.

Dentre uma das diferenças, está a função do óleo. Nas motocicletas, o óleo tem, no mínimo, duas funções: garantir funcionamento de motor e câmbio. Nos automóveis, existe um óleo para o motor e outro para o sistema de câmbios, nas motos, não.

Em motocas refrigeradas a ar, o óleo tem a função extra de auxiliar a refrigeração do motor. Por isso que, proporcionalmente, as motos consomem mais óleo que os carros: ela armazena menos quantidade e utiliza pra mais funções.

Aproveitando a deixa, vale um puxão de orelha para os desatentos. A verificação do nível de óleo da moto deve ser rotina e a troca deve ser feita sempre que necessário, não é preciso aguardar chegar à data limite estipulada pelo fabricante. A data limite não tem esse nome à toa: é limite! A partir daquela data, a chance do óleo estar vencido é muito maior.

Fique atento para dar vida longa a sua companheira. ;)

Até a próxima.

Tags: ,

Leave a Reply