Mandamentos dos motociclistas

Conheça os 12 mandamentos dos motociclistas:

Mantenha a motocicleta sempre em ordem Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH e o CRLV; utilize o protetor de pernas (mata-cachorro) e a antena anti-cerol.

Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).

Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.

Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.

Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.

Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.

Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.

Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.

Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos.

Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.

Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.

Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.

Fonte: ABRAM

Tags: , , , ,

2 Responses to “Mandamentos dos motociclistas”

  1. Alex disse:

    Pena que em São Paulo e talvez no “brasil” todo os motoqueiros sem motivo algum desrespeitam 3 leis:

    1) Cruzar linha continua.
    2) Cortar veiculos pelo meio, o correto é andar sempre atras e ultrapassar somente tendo pista livre ( igual aos carros ), se meu carro fosse fininho tbem poderia fazer isso?
    3) Invadir pista contra mão para ultrapassar outros veiculos.

    Fora outras irregularidades, culpa do Detran que libera carteira facil facil, nos manuais de segurança que vem com os carros diz tudo isso que um motoqueiro é obrigado a fazer, esse manual não vem com as motos?

    Desculpa que está com pressa é pura semvergonhice.

    Na radial isso é direto e nenhum carro do Detran liga e nem a policia, pois isso tbem é crime e pode tirar a vida dos outros, não é só revolver que tira vidas.

    Quem sabe um dia a propria populaçao resolva à sua propria maneira e nenhuma autoridade vai nem sequer poder repreender, e gastar os impostos no devido lugar e não só ficar sustentando filminho de artistas e dando regalias pra jogadores de futebol!

  2. DIOGUINHO 123 disse:

    A DISCIPLINA HUMANIZA O TRANSITO. MOTO SÊNIOR RIBEIRÃO PRETO-SP

Leave a Reply