Roubos e furtos de moto crescem 3,5% em 2013

17-10-2013-1

Colega motoqueiro, no último fim de semana um vídeo ganhou a internet. Era de alguém indo para o Salão Duas Rodas numa Hornet (a moto média mais roubada do país) e filmando o trajeto quando é abordado por dois assaltantes.

O piloto desce da moto e entrega a chave, porém um policial estava passando pelo local do crime e conseguiu balear o ladrão e recuperar a moto do proprietário. O vídeo viralizou  e levantou inúmeras questões.

Nosso objetivo não é falar da ação do policial, da cobertura da mídia nem da repercussão da internet. Vamos tocar em outro ponto: o assalto de motos. Assalto pode ser basicamente furto ou roubo.

O primeiro é quando o assaltante não aborda diretamente o assaltado. Por exemplo, você estaciona sua moto e ela não está mais lá quando você volta: foi furtada. O segundo é como ocorre no vídeo, o assaltante aborda o assaltado com grave ameaça (no caso, uma arma de fogo e intimidação verbal) e leva o objeto assaltado.

Acontece que assalto de motos cresceu, segundo o Grupo Tracker, empresa especializada em recuperação de veículos, 3,5% nos primeiros três trimestres de 2013 se comparado ao mesmo período de 2012. A empresa afirma que motos com rastreador são mais facilmente encontradas.

Apesar do número alto para motos, outros veículos sofrem ainda mais com a crise da segurança. Em automóveis, os assaltos cresceram 7,8%; para utilitários, 12,1% e caminhões, 22,8%.

A questão de segurança pública é muito grave e delicada. E prudência é fundamental (mesmo sendo inevitável a abordagem, por vezes) e rastreadores ajudam muito. Não reagir a uma abordagem é necessário, sua vida vale mais que seu bem.

E por falar em prudência e vida, não vi nenhum comentário sobre o tal vídeo dizendo que a vítima estava a quase 100 km/h numa via pública onde o limite é 60 km/h…

Tags: , ,

One Response to “Roubos e furtos de moto crescem 3,5% em 2013”

  1. Bom dia ! Alex vc e um homen mt conhecido ajuda nos trabalhadores em duas rodas ,pq tem muito roubo aqui em Diadema roubos e como diz me levou uma ,trabalho na cidade universitaria e moro em Diadema e 24 km de corredor e agente fc so nao tem policiamento na marginal ,da uma força pra gente aqui fc um abraço de um fa seu jorge luiz tiburcio imail jorgeluiztiburcio@hotmail.com.

Leave a Reply