Cuidado com as chuvas de verão

05-12-2013-1

Um fato: andar de moto no verão é muito legal. Outro fato: no verão chove muito e repentinamente. Por isso, motoqueiro, é bom ter alguns cuidados com o que podemos encontrar pela frente.

Primeiramente, nunca é muito lembrar que, independentemente de qualquer coisa, mantenha os freios em ordem e nunca rode com pneus carecas. Assim, não será surpreendido peloa chuva repentina.

Também vale lembrar que a tina no asfalto fica extremamente escorregadia (mesmo!) quando molhada. Como já sabemos, as cidades brasileiras foram projetadas pra carros, nós somos os “intrusos”. Por isso que muitos detalhes que não mudam a vida de um motorista de carro podem custar muito para um motociclista.

Outro problema é que as chuvas de verão são torrenciais. Por isso que uma rua sequinha pode, em questão de minutos, receber enxurradas fortes. E guiar em enxurradas é furada. Não apenas pela força da água que pode descontrolar a moto, mas porque o grande fluxo esconde buracos e obstáculos arrastados (como lixo e até pedaços de árvore – não é exagero). O mesmo vale pra enchente, mas nesse caso, ainda se pode perder a moto caso decida enfrentar. E nenhum seguro cobre isso.

Porém, a meu ver, o pior que acontece no trânsito durante as repentinas pancadas de chuva forte de verão é a histeria coletiva das ruas. Junte isso com a proximidade de férias escolares e, principalmente, natal e o caos esta instaurado. Por isso, choveu mais forte, a sua atenção deve estar em você e nos outros também; muitos motoristas simplesmente não veem motos na rua!

Tome sempre cuidado: segurança em primeiro lugar.

Até a próxima.

Tags: , ,

Leave a Reply