Motos e carros já dividem inúmeras tecnologias

14-01-2014-1

Quando há uma novidade no mundo motorizado, seja em motos, caminhões, ônibus ou carros, estes últimos sempre ganham mais holofotes por motivos óbvios.

Só que muita gente não sabe que as motos estão, tecnologicamente falando, no mesmo patamar dos automóveis e já dividem a maioria dos dispositívos existentes. Veja uma lista de alguns disposítivos que talvez você nem saiba que exista.

1. Modo de Pilotagem: nascida das motos para os carros, ele tem como função “domar” a potência e o comportamento do motor para diversas situações diferentes. Sucesso na Ducati e na Suzuki, o mesmo dispositívo pode ser encontrado no novo Audi RS 4 Avant.

2. Controle de tração: amigo antigo de carros luxuosos, o controle de tração já está presente em diversos veículos, incluindo motocicletas. Ele tem se tornado comum em motos dual propose, motard e supermotard, já que elas são projetadas para encarar terra e asfalto e condições climáticas diversas. Carros mais populares, como o New Fiesta da Ford também já contam com o ítem.

3. Freio ABS: obrigatório agora em todos os carros, o ABS está se tornando mais habitual em motos. Antes reservado apenas às grandes, hoje motos médias já contam com esse tipo de freio. Mas ainda aguardamos a sua chegada em motos pequenas e populares.

4. Função Start/Stop: tudo começou com o luxuoso e potente BMW M3. Mas a novidade pegou bem mesmo em motos e agora scooter de 150 cc, como o Honda PCX 150, já contam com o ítem. Motoqueiros garantem que diminui onsideravelmente o consumo pra quem usa moto no dia a dia, principalmente pra trabalhar.

5. Câmbio de dupla embreagem: já há alguns anos, carros mais sofisticados, como o Audi A8, por exemplo, trazem o câmbio automático com dupla embreagem. Uma tecnologia que chegou há pouco tempo nas motos. Atualmente, apenas a Honda utiliza câmbio com duas embreagens, nos modelos VFR 1200F e VFR 1200X Crosstourer.

6. Airbag: sim, está certo isso. Até airbag já chegou em motos. Mas só a Honda Goldwing conta com esse disposítivo.

Pra lista ficar legal mesmo, só faltava o trânsito e a legislação passarem a ser pensados também para os motoqueiros (e pedestres e transporte público) e não apenas para os automóveis.

Até a próxima.

Tags: , , ,

One Response to “Motos e carros já dividem inúmeras tecnologias”

  1. ROGERIO CRUZ disse:

    GOSTEI MUITO DO BLOG !! E DAS NOTICIAS SELECIONADAS

    TENHO UMA LOJA DE MOTO PEÇAS QUE MONTEI A UM MÊS, ESTOU ACHANDO O MOVIMENTO UM TÃO DEVAGAR NA MINHA REGIÃO GOSTARIA DE ALGUNS TOQUES DE VOCÊS QUE JÁ SÃO DA ÁREA, POIS VENHO DE UMA ÁREA TOTALMENTE DIFERENTE DE VENDAS DE MÁQUINAS PESADAS
    COMO RETRO/ESCAVADEIRAS/ E TRATORES DE ESTEIRA/ A 19 ANOS
    FICAREI NO AGUARDO DE UM BREVE CONTATO DE VCS.. ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO A ATENÇÃO PRESTADA..

    SDS. ROGÉRIO CRUZ
    MOTO ZERO OLINDA-PE
    (081) 3107.0407 9684.0407
    EMAIL> MOROZERO123@GMAIL.COM
    SITE: http://WWW.MOTOZERO.WIX.COM/MOTOZERO

Leave a Reply