Kawasaki KX 450 F 2009

O modelo 2009 da Kawasaki KX 450 F deve passar como um furacão e levantar poeira nas pistas de motocross de todo o mundo. A KX 450 F é representante da marca na principal categoria mundial da modalidade, a MX-1, e é a primeira moto off-road da marca equipada com injeção eletrônica.A fábrica de Akashi seguiu a receita das rivais Suzuki e Honda, mas foi além: criou um sistema de alimentação que elimina o uso da bateria. O novo modelo também recebeu melhorias na sua ciclística e deve desembarcar neste primeiro semestre no Brasil.

O motor monocilíndrico tem 449cm³ de capacidade, comando de válvulas duplo (DOHC) e refrigeração líquida.

O cabeçote e os dutos de admissão e exaustão foram projetados para acomodar o novo sistema de alimentação eletrônica e oferecer desempenho em uma ampla faixa de rotação.

A Kawasaki não divulgou os números de desempenho, porém afirma que a entrega da potência foi melhorada e o torque está disponível desde as baixas e médias rotações. Tudo para garantir tração desde a largada até o salto final.

Até mesmo o sistema de exaustão, com um novo tubo de escapamento, foi desenhado para garantir o torque constante.

Estrutura Leve

O quadro da KX 450 tem tubos de seções mais estreitas — de 70 mm para 68 mm –, o que garantiu uma perda de cerca de 800 gramas. Mas a rigidez não foi esquecida, pois esta garante a estabilidade em altas velocidades.

A balança traseira, além de 200 g mais leve, também foi redesenhada e agora está fixada em um ponto mais alto do quadro. Com isso, garante-se melhor tração, além de permitir um maior curso do monoamortecedor — 315 milímetros na roda traseira.

Na dianteira, o garfo invertido (upside-down) traz a assinatura da Kayaba e se encarrega de neutralizar os maus caminhos. Na frente, o curso da roda também é de 315 mm, além de oferecer mais de 20 regulagens de retorno e compressão da mola.

Pesando apenas 112,7 kg em ordem de marcha, não será tarefa difícil para esse conjunto absorver os saltos de uma pista de motocross.
Fonte: Infomoto (Bruno Parisi)

Tags: ,

Leave a Reply