Cuidados para pilotar sua moto

Algumas táticas para não correr risco enquanto pilota:

1-) Na cidade ou na estrada, pilote sempre com responsabilidade.

2-) Diminua a velocidade quando houver incertezas na rua ou estrada.

3-) Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago, ou nas veias.

4-) Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal, e dos espelhos.

5-) Nunca faça conversão a esquerda em pistas de mão dupla, dê a volta no quarteirão.

6-) Não salte em lombadas, este instrumento é construído para reduzir a velocidade.

7-) Cuidado quando ficar algum tempo sem pilotar. Ficar muito tempo longe da moto pode acarretar em perda de reflexo.

8- ) Se pilotar todos os dias, não abuse da confiança.

9-) Em viagens, pare com frequência de 100 a 200 km, faça um alongamento , tome uma água, o vento desidrata, sua viagem ficará mais prazerosa , e você verá detalhes do trajeto que nunca imaginava que existissem.

10-) Pilote sempre com a luz acesa.

11-) Cuidado com veículos estacionados, eles tendem a sair em cima de você.

12-) Cuidado com cruzamentos.

13-) Quando for inevitável uma parada de emergência mantenha o giro do motor, até acelere um pouco. Com o pé esquerdo vá baixando as marchas e, com o direito mantenha a ação no freio traseiro.

14-) Independente da sua velocidade de tocada, a distância segura do carro/moto da frente sempre será no mínimo de 3 segundos, é o tempo que você leva para acionar os freios.

15-) Freiar em curva com a moto inclinada , pouco irá te ajudar, (exceto quem toca muito, muito mesmo), o normal é terra.

16-) Faça uma inspeção rápida nas condições da moto , sempre que for andar após um período parado, pneus, corrente, pregos, raio quebrado, bagagens solta.

17-) Não existe sinal totalmente verde para moto, tenha uma reserva de cautela.

18-) Usar equipamentos de segurança, principalmente o capacete, sempre.

19-) Na estrada ou cidade, mantenha a visão no ponto mais longe possível, de preferência, movimente o raio de visão, uma no espelho, uma na direita , uma na esquerda e uma no centro.

20-) Em uma curva média ou alta, não use toda a linha interrna da curva já no seu início, isso diminue o seu campo de visão.

21-) Quando viajar com muita bagagem, várias mochilas e bolsas, coloque a moto bem na vertical, e vá amarrando individualmente, volume por volume. É a única maneira da sua bagagem permanecer firme.

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17 Responses to “Cuidados para pilotar sua moto”

  1. andre disse:

    voce poderia ser mais criativo? isso é papo de auto escola picareta…moto - guio motos a 25 anos - acidentes aconteceram - por minha culpa e por culpa de outros -
    um unico cuidado que o motoqueiro precisa ter:
    ser cagão!!! muito cagão!!! - e pensar todos os outros veiculos sao pilotados por debeis mentais…o risco de morrer é menor.

  2. Nanau disse:

    A única coisa que concordo com o que o André disse é sobre ser cagão. Na moto você tem que ter medo mesmo. O medo te protege.

    No mais, acho as dicas totalmente válidas. Piloto há 20 anos e os únicos 3 acidentes que sofri foram no meu primeiro ano de pilotagem. Sempre tive muitos dos cuidados descritos.

  3. lima sabre disse:

    ainda nao sei andar de moto direito queria que vc mim desce alguma dicas

  4. Memé disse:

    Muito obrigado pelas dicas. Se todo mundo desse importância aos manuais, técnicas e maneiras corretas de se executar os procedimentos, digo não só para motos, mas para qualquer outra coisa, evitaria-se muita merda.. vlw e continue assim…afinal a vida só se tem uma mesmo..

  5. Junior disse:

    É isso aí. Passar no farol verde se protegendo. Atravessar rua se protegendo. Fazer uma curva, em baixa, média ou alta, se protegendo - Direçao defensiva mesmo. Piloto a muitos, muitos e muitos anos. Suas dicas são impares. Sigam essas dicas e os riscos diminuem bastante. Vai nessa.

  6. Rodrigo disse:

    As dicas são muito válidas. Acelerar é muito fácil! Difícil é terminar a curva!

    Quer acelerar? Saiba o local certo!

  7. TY-Pitt Figther disse:

    O carro tem para-choque dianteiro/traseiro e quatro rodas, ou seja, no trânsito, você estará sempre em desvantagem! Quem tem essa conciencia evitará muitas coisas ruins. Seja muito cauteloso, mas não deixe de ser esperto. Talvez a expressão “ter medo” possa ser prejudicial se surgirem alguns momentos decisivos, onde o medo pode atrapalhar. Lembre-se do pára-choque traseiro que você não tem.

  8. celso disse:

    comprei uma moto hoje,minha cateira ainda não chegou,mas estou vendo os cuidados necessários antes de andar na moto.afinal de contas é agora que vou aprender a andar!!!

  9. Djalma_Junio disse:

    Muito boa todas as dicas! Tambem estou pesquisando sobre a melhor forma de andar de moto pois a pessoa que pega uma carta hoje em dia de carro ou de moto nem sempre tem o controle total do veículo e o inesperado acontece todos os dias. Andar de moto para mim é bem mais complexo que carro, tenho pouco esperiência nelas e ainda me sinto inseguro em certas situações. Pouco se fala nos sites para os caras que que acabaram de tirar carteira e tem que encarar o transito na cidade e nas rodovias . É recomendado adquirir um bom dominio do veículo antes de ingressar completamente nos fluxos..

  10. ademir disse:

    comprei uma moto e ainda não sei andar estou pesquizando sobre melhor forma de andar.obrigado pelas dicas.

  11. lOPES disse:

    SÃO TRÊS AS DICAS PARA PILOTAR BEM MOTO.
    1ª NÃO TER MEDO DA MÁQUINA ( NÃO DEIXAR QUE A MQAQUINA TE DOMINE)
    2ª NÃO ABUSAR DA MÁQUINA (NÃO PENSAR QUE DOMINA A MAQUINA)
    3ª NÃO TER PREFERÊNCIA NO TRÂNSITO. PORQUE A PREFERÊNCIA É VIDA.

  12. Vitor Perotto disse:

    Muito boas as dicas!! Está de parabéns!!
    Inclusive no que diz respeito a falta de pilotagem há certo tempo.
    Tem gente que fica anos sem andar de moto e, quando compra uma novamente, quer sair alucinando. Realmente todas as dicas fazem todo o sentido. Para quem vive em cidades grandes, sabe o quanto deve-se ter direção defensiva, principalmente em horário de pico de fim de tarde, pois os condutores de veículos estão loucos para chegarem em casa após um longo dia de trabalho e, dessa forma, acabam por não prestar a devida atenção nos retrovisores.
    Quem vai pro chão?! NÓS, MOTOCICLISTAS APAIXONADOS POR NOSSAS MOTOS!!!
    Uma pena que os “motoboys” trabalhem demais e não tenham tempo de lerem dicas como estas. Muitas vidas seriam poupadas com informações e mentalidade adequados.
    Abraço a todos os irmãos!!!

  13. LokoBoy disse:

    Comçei a ler sobre pilotagem defensiva pois sou humilde o suficiente para buscar conhecimento mesmo tendo anos de experiência como piloto.

    Algumas dicas para os que buscam andar nos perigosos corredores de carros em sp.

    1. Acenda a luz alta logo que entrar no corredor.
    2. Mantenha a visão sempre no horizonte.
    3. Buzine a todo momento que perceber que um carro ameaçar trocar de faixa, der seta pra virar ou quando tiver um “buraco” (grande espaço entre um carro e o outro) no lado esquerdo ou direito.
    4. Se quiser andar devagar no corredor, sempre olhe pra ver se não tem outra moto apressadinha atrás de você e deixe ela passar. Caso contrário, é possível que a moto de trás faça uma manobra arriscada para tentar te passar e isso aumenta as chances de batida/queda.

    Outras dicas:

    1. Se sua moto tiver freio a disco somente na roda da frente, esqueça o freio de trás e use somente o da frente, pois em um momento de reflexo, é bem possível você apertar com tudo o freio de trás, travar a roda, derrapar e cair… portanto exercite sempre o reflexo no freio da frente pra depois depois aprender a usar o freio motor em conjunto com o freio da frente. Esqueça o freio traseiro em altas velocidades caso ele seja a tambor.

    2. Nunca faça uma curva junto com um carro, pois o mesmo pode te derrubar. Aliás, nunca fique do lado de carro algum em cruzamentos, porque sempre um desses engraçadinhos podem acabar virando com tudo pra um dos lados sem olhar. Fique sempre atrás ou a frente de carros quando atravessar um cruzamento ou virar em uma curva.

    3. Cuidado com caminhões em estradas, parece que as suas rodas tem um imã que atrai você direto pra morte. Mantenha total distância de caminhões quando os ultrapassar, não grude nunca neles.

  14. Ademir disse:

    Gostaria de saber qual é a melhor forma de freiar, e qual modelo é melhor freio a disco ou tambor sou inesperiente com motos

  15. leandro miranda disse:

    queria mais dicas

  16. van disse:

    adorei a dica quanto menos correr mais viverar

  17. Pedro Sampaio disse:

    Comprei uma moto custon 250cc , numca pilotei moto estou tirando carta agora quais os cuidados que devo ter com essa máquina.

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