Transporte de Passageiros e Cargas

O passageiro, ou garupa, deve permanecer atento a uma série de detalhes fundamentais para a sua segurança e o bom desempenho do veículo.

As primeiras medidas devem ser tomadas antes mesmo de a motocicleta entrar em movimento.

Devido às características de cada modelo e suas diferentes reações ao peso extra do garupa, é preciso estar atento às recomendações sobre os limites constantes no Manual do proprietário.

Chegada a hora de trafegar nas ruas, é importante que o garupa ajuste os pés nas pedaleiras traseiras assim que subir no veículo e mantenha-se o mais próximo possível do condutor, com as duas pernas fixas firmemente no banco.Garupa

Para manter a estabilidade do veículo durante a pilotagem, o passageiro tem de permanecer com seu ângulo de visão ao lado da cabeça do piloto, de forma que possa se antecipar às manobras e acompanhar os principais movimentos - inclusive as inclinações necessárias durante as curvas.

Na frenagem da motocicleta, quando o corpo do garupa é projetado para frente, é necessário que ele pressione as pernas no quadril do piloto, para que este não sofra a transferência de peso e perca o equilíbrio.

Quando a motocicleta parar, o passageiro deve manter os pés nas pedaleiras traseiras avisando o piloto de que já está pronto para saltar. O passageiro deve descer primeiro, sempre pelo lado esquerdo da moto.

Afinações:

Outro ponto muito importante é o amortecimento sobrecarregado. Procurando que as reações da moto se pareçam o mais possível com a condução individual, devem-se retocar diversos parâmetros.

Siga as instruções do fabricante e não esqueça que para viajar acompanhado, ao reabastecer deve efetuar dois ajustes, de gasolina e ar, este último com o pneu o mais frio possível, porque uma leitura a quente falseia o resultado.

Cargas:

Ainda que as motocicletas não estejam realmente desenhadas para levar cargas, alguns pequenos pacotes podem ser transportados de forma segura se este estejam bem colocados e presos.

Fonte: Moto Segurança

Tags: , , , ,

2 Responses to “Transporte de Passageiros e Cargas”

  1. Pegasus disse:

    Seu blog é 10! Parabens!

  2. Felipe Silva disse:

    Problemas com regularização de Sidecar, no Detran do RJ,
    A pedido do DETRAN do Rio de Janeiro, e preciso acertar; Marca, Modelo, na UF de origem, (codigo).
    PELO AMOR DE DEUS, me deram 5 dias pera que, entrasse em contato com Vss. e pedir a inclusao dos dados no sistema. Disseram ainda que Vss. saberiam a que se refere tal pedido.
    Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply