Sensor Indicador de marcha

Atualmente está presente em muitas motocicletas de origem chinesa um item que cada vez mais conquista, principalmente, os iniciantes condutores de motocicleta.

É o sensor que possibilita a visualização da marcha na qual a motocicleta está sendo conduzida. Com a possibilidade de visualizarmos a indicação da marcha não há como errar, é possível saber exatamente em qual marcha estamos pilotando.

Para iniciantes - que não possuem este recurso na moto - esta “gambiarra” made in China é uma boa opção.

Princípio do Funcionamento:

A peça responsável por esta tecnologia, devido à motocicleta possuir cinco marchas, existe seis circulares contatos dourados, ao invés do único tradicional contato do neutro.

Esta peça é localizada próxima ao pinhão (para visualizar sua localização na motocicleta devemos remover a capa protetora do pinhão), fixada na carcaça esquerda da motocicleta.sensor

O trambulador (peça localizada internamente no motor que auxilia a troca de marchas) carrega uma chapa metálica que possui um ressalto que fecha o circuito elétrico com um dos seis circulares contatos do sensor.

Resumo:

Como existem apenas cinco marchas, são necessários cinco contatos para a indicação da marcha (um contato para cada visualização) e mais uma para a visualização do neutro, totalizando seis.

Manutenção:

A avaria mais comum é o desgaste da pequena chapa metálica que fecha o circuito, como conseqüência, ocorre à ausência da indicação da marcha. Basta substituir a pequena chapa ou simplesmente limpar o contato com produto específico (limpa-contatos).

Considerações Finais:

Adaptar este sistema numa motocicleta que não a possua é praticamente impossível devido às dimensões do sensor e da chapa metálica não se adaptarem ao sistema original da motocicleta.

Mas em país com um povo tão criativo que inventa e reinventa de tudo não duvidaria encontrar este sistema em uma Falcon ou Twister. Você conhece aalgum sistema parecido?

Fonte: Moto Online

Tags: , , , ,

One Response to “Sensor Indicador de marcha”

  1. Grande Mou disse:

    Além das chinesas, o indicador de marcha também está presente nas motos SUZUKI ( em todas as que eu pude verificar em mais de 20 anos de estrada ).

Leave a Reply